Noticias
Novas construções deverão seguir normas para diminuir a sensação térmica nos ambientes
O governo federal publicou, nesta terça-feira (30), uma nova resolução que define critérios de construção voltados para o conforto térmico em meio às mudanças climáticas. A medida visa garantir que residências, prédios comerciais e públicos sejam mais adaptados às altas temperaturas, ao mesmo tempo em que contribui para a redução do consumo e dos custos com energia elétrica.
A norma estabelece um sistema de etiquetagem de eficiência energética, que varia de A a C — sendo A o nível mais eficiente e C o menos. A partir de 2030, prédios residenciais e comerciais do setor privado deverão, no mínimo, atender ao nível C. Já os edifícios públicos precisarão alcançar o nível A a partir de 2027, reforçando o compromisso do governo com construções mais sustentáveis.
Além disso, o cumprimento desses critérios será obrigatório para a liberação do alvará de construção. O selo de eficiência energética também será exigido no momento da emissão do “habite-se”, documento que certifica a conclusão da obra e sua conformidade com os projetos e normas estabelecidos. A iniciativa representa um passo importante para promover construções mais eficientes e alinhadas com os desafios climáticos atuais.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

