Noticias
Novas construções deverão seguir normas para diminuir a sensação térmica nos ambientes
O governo federal publicou, nesta terça-feira (30), uma nova resolução que define critérios de construção voltados para o conforto térmico em meio às mudanças climáticas. A medida visa garantir que residências, prédios comerciais e públicos sejam mais adaptados às altas temperaturas, ao mesmo tempo em que contribui para a redução do consumo e dos custos com energia elétrica.
A norma estabelece um sistema de etiquetagem de eficiência energética, que varia de A a C — sendo A o nível mais eficiente e C o menos. A partir de 2030, prédios residenciais e comerciais do setor privado deverão, no mínimo, atender ao nível C. Já os edifícios públicos precisarão alcançar o nível A a partir de 2027, reforçando o compromisso do governo com construções mais sustentáveis.
Além disso, o cumprimento desses critérios será obrigatório para a liberação do alvará de construção. O selo de eficiência energética também será exigido no momento da emissão do “habite-se”, documento que certifica a conclusão da obra e sua conformidade com os projetos e normas estabelecidos. A iniciativa representa um passo importante para promover construções mais eficientes e alinhadas com os desafios climáticos atuais.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

