Noticias
No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres
O medo da violência acompanha muitas mulheres tanto fora quanto dentro de casa. Nas ruas, há o receio constante de abordagens perigosas por estranhos. Em casa, se o parceiro já demonstrou comportamento agressivo, o ambiente se torna igualmente inseguro. Dados mostram que cada vez mais mulheres têm denunciado situações de violência de gênero ou doméstica, evidenciando a gravidade do problema e a busca por proteção.
No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Isso representa uma média de 68 casos por dia, com maior incidência nos finais de semana e no período noturno, entre 18h e 23h, quando as vítimas procuram as delegacias em busca de suporte. A faixa etária predominante entre as vítimas está entre 24 e 41 anos, correspondendo a 53% dos casos relatados.
A necessidade de medidas protetivas também se mostra crescente. De janeiro de 2023 até março de 2025, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) concedeu mais de 40 mil dessas medidas às vítimas de violência. São cerca de 1.500 pedidos atendidos mensalmente. No primeiro trimestre de 2025, foram 4.292 concessões. A juíza Rosa Mendonça destaca que, apesar dos riscos persistirem, a confiança das mulheres na Lei Maria da Penha tem aumentado, permitindo um melhor acompanhamento e mapeamento dos casos de violência por parte do sistema de justiça.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

