Brasil

No Amapá, fungo causa infecção e cegueira em pacientes após mutirão de catarata

Published

on

Um fungo chamado Fusarium causou uma infecção grave em 104 pacientes que fizeram cirurgia de catarata no Amapá em setembro. A Secretaria de Saúde do Amapá disse que o fungo provocou endoftalmite, uma infecção rara que atinge o interior do olho. Alguns pacientes ficaram cegos depois da cirurgia.

A cirurgia fazia parte do Programa Mais Visão, que é financiado pelo governo federal e executado por uma empresa contratada pelos Capuchinhos. O programa começou em 2020 no Amapá e já atendeu mais de 100 mil pessoas, sendo 50 mil com catarata.

A secretaria informou que repassou os recursos federais para os Capuchinhos, que contrataram a empresa responsável pelos procedimentos. Ela disse que o programa ajudou muitas pessoas a recuperarem a visão, mas que foi suspenso no dia 6 de outubro, depois dos primeiros casos de infecção.

A secretaria disse também que está acompanhando o suporte dado às famílias pela empresa. Os pacientes estão recebendo atendimento médico, remédios, transporte e apoio psicológico.

EM ALTA

Sair da versão mobile