Iguatu

Navio Negreiro: capoeira, dança e encanto no Teatro Pedro Lima Verde

[caption id="attachment_8682" align="alignleft" width="960"]Fotos: Iury Sarmento[/caption]O espetáculo foi apresentado pela Escola Brasileira de Capoeira, parceira da Fundação de Apoio ao Jovem de Iguatu (FAJI) durante as visitas que o projeto Mais [caption id="attachment_8683" align="alignright" width="960"]Fotos: Iury Sarmento[/caption]Ação tem feito.

Published

on

Fotos: Iury Sarmento

O espetáculo foi apresentado pela Escola Brasileira de Capoeira, parceira da Fundação de Apoio ao Jovem de Iguatu (FAJI) durante as visitas que o projeto Mais

Fotos: Iury Sarmento

Ação tem feito.

Fotos: Iury Sarmento

A dança é a base do espetáculo, que levou ao palco do teatro da cidade a interpretação de crianças, jovens e adultos, todos conduzidos pelo coreógrafo Jailton Alcântara. Em conversa com a reportagem da Rádio Mais, ele se disse muito satisfeito em poder conduzir os capoeiristas num momento de resgate histórico.

A história da raça negra, suas penas e heranças deixadas às civilizações de hoje foram reunidas no espetáculo, com destaque para os vários tipos de dança, e o maculelê. Projeções ilustraram e marcaram os momentos do Navio.

Betânia Lopes, atriz da Cia. Ortaet, participou da encenação, e agradeceu o convite de Jailton Alcântara para integrar momentos de emoção na tarde do último sábado (30).

Outra participante foi a capoeirista Cora Coralina, que comemorou a boa recepção da plateia e se declarou feliz com o resultado final.

Também muito satisfeito com a apresentação estava o idealizador do Navio Negreiro, pela segunda vez apresentado pela EBC. Carlos Gonzaga, o Carlinhos, agradeceu o apoio de diversos setores, como a Secretaria de Cultura do município, SESC, Escola Marista, dentre outros.

Após a encenação, os organizadores entregaram comendas aos entusiastas da capoeira em Iguatu. Logo depois, a cerimônia de troca de cordas foi conduzida pelo Mestre Pano, com participação de capoeiristas de outras cidades, inclusive da capital.

EM ALTA

Sair da versão mobile