Mundo

Nasa detecta molécula que pode indicar vida em exoplaneta Hycean

Published

on

O Telescópio Espacial James Webb, da Nasa, encontrou uma molécula que pode ser um sinal de vida em um planeta distante. A molécula é o sulfeto de dimetila (DMS), que na Terra é produzido por organismos vivos. O planeta, chamado de K2-18b, fica a 120 anos-luz do Sistema Solar.

O DMS foi detectado na atmosfera do K2-18b, que é rica em hidrogênio. Esse gás pode ser usado por formas de vida que não dependem do oxigênio. Além disso, o planeta tem uma superfície coberta por oceanos de água, o que também favorece a existência de vida.

O K2-18b pertence à categoria dos planetas Hycean, que são considerados potencialmente habitáveis. Eles têm oito vezes o tamanho da Terra e podem abrigar uma grande diversidade de organismos. O Telescópio Espacial James Webb é capaz de estudar a composição química das atmosferas desses planetas e detectar moléculas como o DMS, o metano, o oxigênio e outros gases que podem indicar vida.

No entanto, os cientistas da Nasa alertam que ainda é cedo para confirmar a hipótese de vida no K2-18b. Eles dizem que é preciso analisar mais dados e observar outros fatores que podem influenciar na presença do DMS na atmosfera do planeta. Por exemplo, o DMS pode ser produzido por processos geológicos ou químicos, sem a intervenção de seres vivos.

EM ALTA

Sair da versão mobile