Iguatu
NAPE promove encontro com as famílias de alunos com necessidades especiais
[caption id="attachment_11885" align="alignleft" width="600"]
O encontro aconteceu na noite de quinta-feira (24), na sede do NAPE. Foto: Luiz Vasconcelos[/caption]A Prefeitura de Iguatu, através do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, promoveu na noite da última quinta-feira (24), o 1º Encontro com as famílias de alunos com necessidades especiais. O evento teve como objetivo proporcionar aos pais um espaço para troca de conhecimentos e informações sobre temas pertinentes à educação, expondo realidades, promovendo uma conscientização de vivência com os filhos diante de sua condição de deficiência.

O encontro aconteceu na noite de quinta-feira (24), na sede do NAPE. Foto: Luiz Vasconcelos
O objetivo principal do setor é atender alunos da rede pública municipal e estadual que possua algum de tipo de deficiência de caráter auditivo, visual ou intelectual, que comprometa o seu desenvolvimento escolar. “A intenção desse encontro com a família foi uma necessidade que a equipe do NAPE sentiu, por perceber que somente o acompanhamento feito aqui não teria tanta eficácia se os pais não tivessem integrados e compreendendo o trabalho realizado pelo Núcleo”, disse Benildes Uchoa.
O NAPE é composto de Psicólogas, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Assistente Social, atendendo de forma bio-psico-social cada um dos educandos. A equipe técnica especializada é responsável em avaliar a necessidade dos atendimentos, realizar o estudo de caso individualizado, identificar questões emergentes dos mesmos e buscar, dentro de um trabalho multidisciplinar, soluções pertinentes a cada caso. “São profissionais qualificados que atendem os alunos na zona urbana e rural de forma gratuita”, disse a psicopedagoga, Nilça Queiroz.
Implantado no ano de 2012, o NAPE desempenha um importante papel no suporte às políticas públicas de educação inclusiva no município de Iguatu. “O Núcleo veio para dar um suporte maior às políticas públicas de educação inclusiva no município. É um atendimento especializado, de caráter pedagógico, e tem o intuito de contribuir com a construção do conhecimento de crianças, jovens e adultos matriculados na rede pública de ensino”, disse a coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva do município, Zulene Venâncio.
*Blog da Prefeitura de Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

