AssuntosNet

Não desiste de combater a corrupção

Published

on

A presidenta Dilma Rousseff solicitou nesta quarta-feira, regime de urgência constitucional para projetos de lei que já tramitam no Congresso Nacional e tratam de medidas de combate à corrupção e de apreensão de drogas e objetos apreendidos. O regime de urgência define que o projeto tem 45 dias para ser aprovado pela Câmara e outros 45 pelo Senado. Caso contrário, passa a trancar a pauta de votações. Entre as proposições que tramitarão em regime de urgência está a que tipifica crime de enriquecimento ilícito de funcionários públicos com bens incompatíveis com sua renda. Outro projeto de lei cujo regime de urgência foi pedido por Dilma altera o Código de Processo Penal para indisponibilizar valores de origem ilícita e estabelecer normas sobre procedimentos de destruição de drogas e destinação de bens apreendidos. A solicitação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

Supremo abre inquérito para investigar Aécio

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quarta-feira (11) a abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), requerido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. No site do STF, o acompanhamento processual do pedido, do qual Mendes é o relator, traz registrado um despacho do ministro.

Programa de Temer terá o maior programa de retirada de direitos

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) demonstrou preocupação com o programa que deve ser apresentado pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB) após o Senado votar pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) (clique aqui e leia). “Tem que ver o que eles vão apresentar. O que está na Ponte para o Futuro é algo impressionante. Eu nunca vi na história do país. É o maior programa de retirada de direitos trabalhistas de que eu tenho notícia. Agora vamos ver o que eles vão apresentar na prática nessas primeiras semanas desse governo provisório”, avaliou.

Tudo pronto

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) confirmou, nesta quinta-feira, já estar com seu ministério fechado e que a posse da equipe ocorrerá nesta tarde. Enquanto o Senado votava a admissibilidade do processo de impeachment de Dilma, Temer fechava nomes no Palácio Jaburu.

BC continua

O Diário Oficial da União já circula com a exoneração dos ministros da presidente Dilma Rousseff, após a decisão do Senado de afastá-la do cargo por 180 dias. Apenas dois ministros permanecem: o do Esporte, Ricardo Leyser, para não atrapalhar a organização das Olimpíadas, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para evitar qualquer agitação no mercado financeiro.

UFC abre inscrições para professor efetivo

A Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas, até 10 de junho, para três concursos públicos que selecionam 12 professores efetivos a serem lotados nos campi de Fortaleza, Sobral e Russas. Todas as vagas são para jornada de trabalho de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. O Edital nº 103/2016 (http://goo.gl/76xwrz) seleciona três professores para o Campus de Sobral, para os setores de estudo “Engenharia de Software, Algoritmos e Otimização Combinatória”, com denominação Adjunto-A; “Telecomunicações” e “Automação e Controle”, os dois últimos na denominação Assistente-A. A inscrição pode ser feita, de forma presencial ou por procuração, no Campus da UFC em Sobral (Rua Coronel Estanislau Frota s/n, Centro, Mucambinho, Bloco I).

Dilma assina exoneração de Lula do cargo de ministro

O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (12) traz a exoneração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do cargo de ministro-chefe da Casa Civil. A decisão foi assinada nesta quarta (11) e publicada pouco depois do Senado aprovar a admissibilidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT). Ainda nesta quinta, deve ser publicada uma edição extra do DOU com a exoneração dos ministros atuais e a nomeação dos novos ocupantes do governo temporário do vice-presidente Michel Temer (PMDB).

É constrangedor!

Durante discurso, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) criticou a presidente Dilma Rousseff e o sistema político de ‘imperfeições graves’, durante discurso no plenário do Senado, na votação do processo de impeachment da petista, na noite desta quarta-feira, 12. O tucano lamentou a situação do País que, pela segunda vez em 24 anos, passa por um processo de afastamento de um presidente da República. Isso gera fragmentação, descontinuidade nas políticas públicas porque não existe integração aos diversos órgãos do governo”, criticou Tasso. O senador cearense José Pimentel (PT) tratou o vice-presidente Michel Temer como “aquele que está chegando pela porta dos fundos”. Em discurso na madrugada desta quinta-feira (12), o líder do PT no Congresso destacou conquistas sociais nos governos Lula e Dilma e criticou a intenção de Temer em fundir o Ministério do Desenvolvimento Agrário com o Ministério do Desenvolvimento Social, diante de “um revés para as políticas voltadas à solução de conflitos no campo”.

Governo de salvação nacional

O presidente nacional do DEM, José Agripino Maia (RN), confirmou nesta quinta-feira (12) o deputado Mendonça Filho (DEM-PE) como ministro da Educação no governo interino de Michel Temer. O senador reforçou ainda que o partido tem a obrigação de colaborar com o novo governo “de salvação nacional”.

Em nome de Deus e da Democracia!

Que Deus abençoe o nosso país, o seu povo e principalmente os políticos.

Solidariedade

Manifesto minha solidariedade ao colega radialista Jan Messias, pelos insultos sofridos durante o exercício de suas atividades nesta emissora.

Assuntosnet: Quinta-feira (12) de maio, 2016. Acesse e opine sobre a reprodução das sinopses, com noticias da imprensa e blogs, tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile