O programa de microcrédito urbano do Banco do Nordeste, o Crediamigo, completou 18 anos em abril com mais de R$ 38,9 bilhões aplicados. Nesse período, foram contratados 25,7 milhões de empréstimos para microempreendedores formais e informais em todo o Nordeste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O valor médio histórico por operações de crédito é de R$ 1.512,14. A maior parte das contratações é feita por mulheres: 67%. O Crediamigo é o maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul, com reconhecimento internacional pela atuação na promoção do desenvolvimento regional.

Falta de mulheres no novo Ministério é alvo de críticas

A equipe ministerial anunciada pelo presidente interino Michel Temer, não foi bem recebida por ativistas, de causas sociais e defesa das minorias. Na atual equipe não constam negros e nenhuma mulher. O fato tem repercutido nas redes sociais, pois desde o governo Figueiredo, (1979- 1985), todos os presidentes sempre tiveram colaboração feminina em algum momento. Sem contar ministras interinas, 14 mulheres ocuparam os gabinetes na administração de Dilma.

Estatais terão de passar por pente-fino para melhorar gestão

O presidente interino, Michel Temer, determinou à nova equipe econômica que faça um pente-fino nas estatais para melhorar sua eficiência. Os comandos do Banco do Brasil e da Petrobras não devem ser trocados imediatamente. Analistas acreditam que a petrolífera e outras estatais poderão precisar de um aporte do Tesouro.

“Se governo não funcionar, PSDB cai fora”, diz tucano

A opinião é do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao “O Globo”. Ele disse que Temer “tem de fazer um milagre” e que o PSDB deixará o governo se ele não atender às expectativas. “Não é para entrar e ficar”, diz ele.

PT no Ceará aposta nas eleições municipais
Com o afastamento de Dilma, surgem questionamentos sobre a correlação de força em alguns estados e nos movimentos sociais. A mudança na correlação de forças locais, após a mudança de presidente no Palácio do Planalto, é mais um motivo da legenda para consolidar a candidatura própria.

Eleições municipais

Com a chegada de Michel Temer ao poder, o processo sucessório nos municípios brasileiros deve esquentar. O PMDB quer continuar sendo a maior legenda do País e, com o afastamento da presidente Dilma Rousseff, as bases prometem cobrar de Temer maior apoio às prefeituras e, em especial, àquelas comandadas por peemedebistas. No Ceará, tudo passará pelo senador Eunício Oliveira que, na Era Temer, reforça seu prestígio político. Em 2010, como candidato, Temer esteve em Iguatu quando apoiou a candidatura de Agenor Neto e prometeu em palanque investir no ensino superior.

Encerramento da Festa

Devotos de Nossa Senhora de Fátima participam hoje do encerramento da festa na Capela do bairro Veneza. Às 18 horas, haverá procissão e em seguida a missa que será presidida pelo Monsenhor Afonso Queiroga. O tema central do novenário foi: Santos e Santas de Deus, apóstolos da Misericórdia. Misericordiosos como o Pai ( Lc 6,36)

Democracia: A semana termina com o desfecho na crise politica

Em nome de Deus e da Democracia, que o nosso país seja abençoado, autoridades, o seu povo e principalmente ilumine com sabedoria os políticos respeitando a Constituição e às leis brasileiras. Otimismo não tem cor partidária, a competência é o que todos cobram nestes 180 dias.

Assuntosnet: Sexta-feira (13) de maio, 2016. Acesse e opine sobre a reprodução das sinopses, com noticias da imprensa e blogs, tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!