Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Brasil

Mundo tem maior incidência de sarampo em 13 anos

Publicado

on

Na primeira metade de 2019 foram registradas mais transmissões que em todo o ano passado, segundo dados da OMS. Brasil é o segundo com mais registros nas Américas.

No primeiro semestre de 2019 foram registrados mais casos de sarampo que em qualquer ano desde 2006, segundo dados provisórios publicados nesta segunda-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em novembro, o organismo já advertira sobre o avanço histórico do sarampo por causa da redução da cobertura vacunal, e nesta segunda-feira reafirma que a prevalência da doença, ascendente há três anos, é “preocupante e continuada”. Desde janeiro, 182 países notificaram 364.808 casos de sarampo, quase três vezes os contabilizados no mesmo período do ano passado. Além disso, a OMS salienta que este número é uma subestimação; calcula-se que reflita apenas 10% dos casos reais.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Brasil registra atualmente o segundo maior número de casos de sarampo das Américas, região que confirmou 2.927 casos neste ano (até o dia 7 de agosto). A doença foi identificada em 14 países da região no primeiro semestre. O maior número de episódios da infecção foi registrado nos Estados Unidos (1.172), seguido pelo Brasil (1.045) e Venezuela (417).

“Estas cifras são um toque de atenção muito poderoso”, adverte o epidemiologista Antoni Trilla, do Hospital Clínic de Barcelona. “A saúde do mundo está em risco sempre que em alguma parte do planeta existir a possibilidade de epidemia ou de manutenção do vírus”, acrescenta. Embora o sarampo fosse considerado erradicado em todo o continente americano e em grande parte da Europa, atualmente há surtos registrados em todas as regiões da OMS.

O sarampo é uma doença viral transmitida facilmente pelo ar ou por contato pessoal. Passado um período de incubação de até 12 dias — durante o qual já é contagioso —, o vírus produz febre alta e erupções cutâneas. Além disso, pode derivar em complicações sérias, como pneumonia, cegueira ou encefalite, uma inflamação cerebral que às vezes deixa sequelas muito graves, inclusive a morte. Em 2017, último ano para o qual há cifras, ocorreram 110.000 falecimentos no mundo, principalmente de crianças com menos de cinco anos.

O aumento mais drástico de casos se deu na África, onde o número de pacientes se multiplicou por 10 desde o ano passado. A situação também piorou muito rapidamente na região europeia da OMS (que inclui países não membros da UE, como Israel, Ucrânia e Rússia): já foram registrados quase 90.000 casos neste ano, mais que aqueles contabilizados ao longo de todo 2018 (84.462). Os países mais afetados são a República Democrática do Congo, Ucrânia e Madagascar, assolados por epidemias há meses.

Existe uma vacina segura e eficaz para prevenir a transmissão do sarampo, mas estima-se que 95% da população teria que ser inoculada para que se alcançasse a imunidade coletiva, evitando novos surtos. Estima-se que 20 milhões de crianças de todo o mundo — mais de 10% dos menores — não recebam a vacina correspondente a cada ano, segundo dados publicados pelo Unicef. Por isso, o sarampo ainda é uma importante causa de morte em nível global, sobretudo entre as crianças menores.

“Aumentou a desigualdade e a falta de acesso à vacina nos países em desenvolvimento”, diz Amos García-Rojas, presidente da Associação Espanhola da Estudos da Vacinas. Ele atribui o avanço do sarampo, sobretudo, à pobreza e à guerra: “Na Ucrânia, por exemplo, a situação de conflito bélico desconfigurou totalmente a política imunológica do país”. Inclusive em Estados ricos, os especialistas observam que pode haver setores desfavorecidos da população, como as famílias nômades, que são mais suscetíveis a adoecer por sua exclusão do sistema sanitário. Em vários países, o sarampo também avança agora entre adolescentes e adultos jovens que pularam as vacinas na infância.

O movimento antivacinas — pais e pacientes que rejeitam a profilaxia por causa de crenças anticientíficas — é um problema menor em nível global, segundo todos os epidemiologistas. Só causam alguma preocupação em alguns países desenvolvidos, como os Estados Unidos, Itália e França. “Um problema das vacinas é seu próprio sucesso: já não vemos as doenças contra as quais nos vacinamos”, raciocina García-Rojas. “Isto nos leva a baixar a guarda.” O Estado de Nova York, que recentemente sofreu alguns de seus piores surtos de sarampo em comunidades de judeus ortodoxos, agora proíbe que se recuse a imunização por motivos religiosos. Segundo a OMS, os Estados Unidos sofreram neste semestre a maior incidência de sarampo em 25 anos.

O Plano de Ação Mundial sobre Vacinas (GVAP, na sigla em inglês) tem como objetivo eliminar o sarampo em cinco das seis regiões da OMS até 2020. Os especialistas Trilla e García-Rojas confirmam que, efetivamente, a doença cumpre os requisitos para a erradicação: não é capaz de sobreviver fora do corpo humano, existe vacina eficaz e é facilmente diagnosticada. Mas “claramente” não será eliminada no ano que vem, lamentam.

Fonte: El País

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias18 horas atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias19 horas atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo19 horas atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo22 horas atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes22 horas atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu23 horas atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando23 horas atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias1 dia atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu3 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias5 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias5 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo5 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo5 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias5 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo5 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará5 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades7 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu2 semanas atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.