Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Policial

Mudanças na Segurança: Polícia Civil e Pefoce têm novos titulares

Publicado

on

A cúpula da Segurança Pública no Ceará tem mudanças anunciadas, nesta segunda-feira, 15, em dois dos principais cargos da pasta. O novo titular da Polícia Civil (PCCE) passa a ser Sérgio Pereira dos Santos, que exercia a função de delegado-geral adjunto, e substitui o delegado Marcus Rattacaso. Na Perícia Forense (Pefoce), o novo perito-geral será Júlio Cesar Nogueira Torres, no lugar que era de Ricardo Macêdo.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, anuncia as trocas exatamente seis meses após assumir a pasta. Ele tomou posse em 10 de setembro e havia mantido Rattacaso e Macêdo nas funções, agora substituídos. Mesmo as trocas sendo situação de rotina, nos bastidores as mudanças foram consideradas surpresa. Na nota da Secretaria, não foi especificada a razão das saídas, apenas feito o agradecimento formal pelo período em que ocuparam os cargos.

Rattacaso estava como delegado geral da Polícia Civil desde fevereiro de 2019, mas já havia sido interino na função entre 2016 e 2017. Ricardo Macêdo era o perito-geral da Pefoce desde março de 2017 – veio da perícia-geral adjunta.

No dia 5 de janeiro deste ano, Caron havia anunciado mudança no Corpo de Bombeiros (CBMCE). O coronel Ronaldo Roque de Araújo assumiu como novo comandante da corporação após a saída do coronel Eduardo Holanda, que assumiu o cargo de secretário da Segurança Cidadã na Prefeitura de Fortaleza.

Delegado-geral: especialização em Direitos Humanos

Na Polícia Civil desde 2013, Sérgio Pereira dos Santos foi policial militar antes de assumir como delegado. Ele atuou como delegado geral adjunto de 2019 até o anúncio desta segunda-feira. E anteriormente foi chefe de gabinete da SSPDS, entre 2017 e 2019. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tem especialização em Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

De 2014 a 2016, dirigiu a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), hoje Delegacia de Narcóticos. Já atuou como delegado municipal em Campos Sales e Parambu e nas Regionais de Crato e Tauá. Em 2018, Sérgio Pereira foi professor da disciplina de Legislação Sobre Drogas Ilegais – Lei Penal Especial na Academia de Polícia Civil do Maranhão pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Novo perito geral

O perito legista Júlio Cesar Nogueira Torres pertence aos quadros da Perícia Forense do Ceará desde o ano de 2006, onde atuava como supervisor do Núcleo de Perícia em DNA Forense. Ele possui experiência na área da Genética, com ênfase em Genética Forense. É mestrando em Biologia Molecular Médica pela Universidad de Buenos Aires e possui especialização em análises clínicas e graduação em Farmácia, ambas pela Universidade Federal do Ceará.

O novo perito geral possui artigos científicos publicados e apresentações sobre assuntos como a coleta de material em casos de crimes sexuais e incidência de tuberculosa extra-pulmonar na cidade de Fortaleza – Ceará, além de participação em congressos nacionais sobre DNA e Laboratório Forense.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu3 horas atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias6 horas atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias1 dia atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias1 dia atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias1 dia atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento2 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias2 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias2 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias2 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo2 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo3 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes3 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu3 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias3 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu4 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias6 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias6 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo6 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo6 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas7 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias7 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo7 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará7 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.