Notícias dos Famosos
MPF pede condenação de Júlio Cocielo por racismo
No último mês de dezembro, a Justiça Federal atendeu à solicitação do Ministério Público Federal (MPF), levando a público o processo envolvendo o influenciador digital Júlio César Pinto Cocielo, que estava sob sigilo judicial devido à sua divulgação de mensagens racistas em seu perfil no antigo Twitter, agora conhecido como X.
Este caso, próximo do veredito em primeira instância, aguarda o julgamento do influenciador, que enfrenta acusações por crime de racismo. Cada postagem, considerada isoladamente e em seu próprio contexto, pode resultar em uma pena de até cinco anos de prisão para Cocielo. A disseminação dessas mensagens em uma plataforma de rede social é tida como um agravante.
As postagens em questão foram feitas ao longo do período de 2011 a 2018.
Uma das publicações mencionava o jogador francês afrodescendente Kylian Mbappé, datada de junho de 2018. Após a reação negativa gerada, Cocielo eliminou cerca de 50 mil tweets de seu perfil e emitiu um comunicado pedindo desculpas.
Para o MPF, essa atitude evidenciou a intenção premeditada de Cocielo em cometer os crimes quando fez tais publicações na plataforma digital.
O Ministério Público Federal enfatiza que a liberdade de expressão não é absoluta e deve ser exercida em equilíbrio com outros direitos fundamentais, priorizando os princípios da igualdade e da preservação da honra e da imagem das pessoas.
Nesse contexto, a livre expressão do pensamento não permite manifestações que incitem o racismo, conforme apontado pelo órgão.
“O conteúdo publicado pelo réu não apenas expõe as estruturas de um sistema discriminatório, mas também ridiculariza os próprios indivíduos historicamente marginalizados. Não se trata de humor; é uma afronta”, concluiu o MPF.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

