Regional
MPF denuncia envolvidos com fraudes em licitações em Juazeiro do Norte
[caption id="attachment_1008" align="alignleft" width="768"]
Foto: Dihelson Mendonça/Blog do Crato[/caption]O Ministério Público Federal no Ceará denunciou treze pessoas envolvidas em um esquema de fraudes nas licitações e na execução de contratos para obras em escolas públicas no município de Juazeiro do Norte.

Foto: Dihelson Mendonça/Blog do Crato
De acordo com a denúncia, estão envolvidos no esquema empresários, servidores públicos e um ex-secretário municipal.
O procurador da República, Celso Costa Lima Verde Leal, afirmou que os réus se associaram e fraudaram o caráter competitivo em procedimentos licitatórios. O esquema visava obter vantagens na escolha de empresas, para apropriação do dinheiro público através da não execução total dos contratos. A denúncia aponta que os acusados recebiam o pagamento integral apesar da não realização dos serviços.
De acordo com o documento apresentado pelo MPF à Justiça Federal, foram registradas fraudes em pelo menos sete licitações realizadas em 2009 pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). As licitações totalizaram mais de R$ 3 milhões.
Segundo laudo pericial da Assessoria da Procuradoria-Geral da República, as fraudes iniciavam com a indicação de empresas e prosseguiam na execução de contratos que não eram executados integralmente. No entanto, o pagamento total dos serviços era autorizado pelo então secretário de Infraestrutura do município de Juazeiro do Norte, Rafael Apolinário Santana.
Confira a lista com os 13 denunciados pelo MP
– Cícero Joaquim Alves – sócio e administrador da Construtora J. Filho Ltda
– Francisco Adiones Saraiva Alves – sócio da empresa ASP Ltda
– Cássia Rejane Leite de Souza – administradora da Nova Construtora Ltda
– Ivan Figueiroa Pontes – sócio e administrador da Caenge – Cariri Engenharia Ltda
– Hugo Figueiroa Pontes – sócio e administrador da Caenge – Cariri Engenharia Ltda
– Cícero Wagner da Silva Brito – administrador da Brito Construções Ltda
– Lydon Jonhson de Medeiros Costa – administrador da Construtora e Empreendimentos São Bento Ltda
– Rafael Apolinário Macedo Santana – então secretário de Infraestrutura de Juazeiro do Norte
– Cícero Antônio Vieira de Sousa – presidente da comissão de licitação da Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte
– Nilo Pereira Lima – fiscal de obras da prefeitura de Juazeiro do Norte
– Antônio Hamilton de Souza – fiscal de obras da prefeitura de Juazeiro do Norte
– Mário Bem Filho – fiscal de obras da prefeitura de Juazeiro do Norte
– Marta Nélia Alves Braga – funcionária pública
Confira também a lista de empresas envolvidas
– Construtora J. Filho Ltda.
– Construtora ASP Ltda.
– Nova Construtora Ltda.
– Caenge – Cariri Engenharia Ltda.
– Brito Construções Ltda.
– Construtora e Empreendimentos São Bento Ltda.
Fonte: Ceará Agora
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Brasil1 semana atrásSisu 2026 abre inscrições nesta segunda-feira (19)

