Iguatu
MP recomenda paralisação das obras de urbanização da Lagoa da Bastiana
Considerando eventuais degradações ambientais na Lagoa da Bastiana, o Ministério Público (MP) através da 5ª promotoria, recomendou o poder público local, a suspensão imediata de qualquer intervenção urbana que envolve o manancial. O documento assinado pela promotora Helga Barreto Tavarez, foi publicado nesta última terça-feira, 18.
O manancial que já sofre há anos com as mais diversas agressões, passa por obras de urbanização, que, segundo ativistas ambientais, estão prejudicando ainda mais o ecossistema do local. A derrubada de cerca de 40 pés de carnaúba para dar lugar a um calçadão com ciclovia, segundo o movimento S.O.S Bastiana, vem causando prejuízos ecológicos.
O MP recomenda diretamente o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PSD), e secretário de meio ambiente, Mário Rodrigues, a suspensão imediata dos efeitos da licença de instalação do empreendimento, notificando ainda o responsável pela intervenção até adequação e conformidade da obra de acordo com a legislação ambiental.
E requisitado no prazo de 48 horas, a apresentação das condicionantes do licenciamento e o projeto arquitetônico.
As obras estão sendo executadas há mais de um mês, ao mesmo tempo que estão acontecendo os serviços na Avenida Dr. Carlos Roberto Costa, que está passando por um processo de melhoria estrutural. A APA da Lagoa da Bastiana foi instituída por Lei Municipal no ano 1991.
Resposta
Procurada pela reportagem, o município, por meio da assessoria de imprensa, afirmou que ainda não foi notificado oficialmente pelo MP. Mas adiantou que o projeto precisou ser remodelado desde 2015. E que todas as ações executadas foram alinhadas com o Ministério Público e a Caixa Econômica Federal.
-
Iguatu4 semanas atrásERRATA – NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETIFICAÇÃO
-
CeLELEbridades3 semanas atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Esportes4 semanas atrásJapão avança e vai enfrentar o Brasil; Equador surpreende a Alemanha na Copa do Mundo
-
Política4 semanas atrásO Conto da Aia na vida real? Entenda o “Paradoxo de Serena Joy” que ronda o plano do PL Mulher
-
Iguatu3 semanas atrásMPCE emite recomendação para sanar caos na saúde e exige melhorias urgentes no Hospital Regional de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásEMENDA ÔNIBUS DA SAÚDE: Documentos oficiais da SESA desmentem versão da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásNova atualização da folha da Prefeitura amplia dúvidas
-
Noticias4 semanas atrásPai é preso suspeito de planejar morte do filho para evitar pensão, em conversa com inteligência artificial
