Ceará

MP do Ceará deflagra a Operação “Estrada II” no município de Morada Nova

Published

on

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou nesta quinta-feira (25), em conjunto com a Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e o Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Estado do Ceará, a Operação “Estrada II” no município de Morada Nova. A ação resultou no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão, direcionados à sede da Prefeitura, residências de autoridades municipais, empresários do ramo da Construção Civil, ordenador de despesas e engenheiro civil responsável pela obra.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) no âmbito de um procedimento investigatório criminal em andamento na Procap. Além de Morada Nova, as ações se estenderam aos municípios de Eusébio, Fortaleza e Limoeiro do Norte, onde alguns dos alvos possuem residência. Durante as diligências, foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos, que serão submetidos a análise pela equipe da Procap.

As investigações apontam suspeitas de fraudes em licitações e descumprimento de cláusulas contratuais referentes à execução de serviços de Engenharia Civil em Morada Nova. Além disso, há indícios de outros crimes, como peculato e organização criminosa, com possível envolvimento de autoridade com foro por prerrogativa de função, no caso, o prefeito municipal de Morada Nova.

De acordo com a Procap, as irregularidades podem ter ocasionado o pagamento em duplicidade de R$ 1.415.344,16 para a conclusão de um trecho de uma estrada em obras. As contratações realizadas pelo Município de Morada Nova com as empresas investigadas totalizam aproximadamente R$ 11.225.305,37 até o momento.

EM ALTA

Sair da versão mobile