Regional

Moradores de São Gonçalo e Vila Nova em Catarina aguardam ligação elétrica de poços

Published

on

Os moradores da localidade de São Gonçalo e do bairro Vila Nova, no município de Catarina, aguardam a ligação elétrica de dois poços profundos, perfurados pela Cagece para o abastecimento de água das comunidades.

O chefe do escritório local da Cagece, Audízio Holanda, informou que os dois poços profundos, já tiveram as bombas instaladas e aguarda apenas a Prefeitura Municipal colocar os pontos de energia para a ligação do sistema de o bombeamento da água dos poços na rede da adutora.

Ainda de acordo com o Audízio Holanda, o secretário municipal de Governo, Luiz Gonzaga Rodrigues, já teria comunicado que, nesta semana, serão instalados os pontos de energia para que comece a operação de abastecimento de água através dos dois poços.

Na Vila de São Gonçalo o poço tem vazão reduzida de 2.800 metros cúbicos por hora, mas seria suficiente para atender a demanda.

A bomba de água do poço do Bairro Vila Nova já foi instalada e aguarda apenas a construção da rede de energia elétrica que será construída pela Prefeitura ainda nesta semana. A vazão do poço profundo é de 2.700 metros cúbicos por hora.

A Cagece de Catarina informou ainda que serão colocadas as bombas nos dois poços perfurados do bairro Macário no decorrer desta semana.

O geólogo da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Irabson Mota, vai demarcar mais poços profundos entre a sede e a zona rural do município de Catarina, que enfrenta uma grave crise de desabastecimento e depende de caminhões pipa.

O prefeito Dr. Thiago Paes de Andrade Rodrigues tem solicitado ao Governo do Estado, através do Comitê Integrado de Combate à Crise Hídrica e por meio de órgãos como Sohidra, Dnocs, Cogerh, SRH e Cagece a perfuração e instalação de poços.

A previsão que esses poços possam dar vazão suficiente para abastecer a sede de Catarina e comunidades que estavam sendo abastecidas pela adutora de São Gonçalo, cujo açude de mesmo nome secou.

Os serviços de perfuração dos novos poços profundos nas localidades de São Bento I e II e Arara devem começar tão logo os proprietários dos terrenos assinem os termos autorizando a perfuração dos poços.

(Com informações de Diomar Araújo) \ Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile