Mundo
Moderna começará a testar vacina contra HIV em humanos nos Estados Unidos
A Moderna anunciou que vai começar a testar sua vacina experimental contra o HIV em humanos a partir desta quinta-feira (19), nos Estados Unidos.
A vacina baseada em mRNA envolverá 56 adultos saudáveis com idades entre 18 e 50 anos que não tem HIV no primeiro momento. O intuito é buscar entender qual a resposta imune da vacina e testar sua segurança em humanos.
Serão aplicadas duas versões do imunizante contra o HIV apelidado de mRNA-1644. Os voluntários serão divididos em quatro grupos, dois vão receber um imunizante de cada tipo e outros dois vão receber uma combinação das duas vacinas.
Todos os voluntários saberão quais imunizantes estão tomando, isso porque nesta primeira fase, que dura 10 meses, os pesquisadores querem apenas comprovar a segurança da aplicação da vacina e verificar qualquer resposta imunológica básica.
Caso a vacina contra o HIV da Moderna seja aprovada na primeira fase de estudo clínico, ainda será submetida a outras duas etapas para comprovar a capacidade de imunização dos vacinados.
Os pesquisadores afirmam que a maior dificuldade de desenvolver uma vacina contra o HIV é a rapidez que o vírus infecta o DNA humano, transformando sua estrutura facilmente.
Diferentemente de imunizante comuns, as vacinas mRNA não carregam alguma parte do vírus a ser combatido, mas sim algumas instruções para nossas células, fazendo com que elas fiquem preparadas para receber e combater o vírus.
O imunizante mRNA ficou popularmente conhecido após a pandemia de Covid-19 e, além do HIV, deve ser utilizado em breve para combater outros tipos de vírus.
A Moderna informou que além da vacina mRNA-1644, também está trabalhando em outro imunizante contra o HIV, que foi denominado como mRNA-1574.
Fonte: Olhar Digital
-
Curiosidades6 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil6 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Ceará6 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil6 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Entretenimento6 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil6 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Mundo6 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Noticias6 dias atrásCeará registra 586 doações de córneas no primeiro semestre de 2026
