Noticias
Ministério Público pressiona por melhorias no Hospital Regional de Iguatu, mas resultados permanecem incertos

Promotoria de Justiça de Iguatu emite recomendação para aprimorar serviços de saúde no Hospital Regional
No dia 21 de julho, a 2ª Promotoria de Justiça de Iguatu, vinculada ao Ministério Público do Estado do Ceará, emitiu uma importante recomendação direcionada ao Prefeito de Iguatu, à Secretaria Municipal de Saúde, ao Superintendente da Fundação de Saúde Pública de Iguatu (Fuspi) e à diretora do Hospital Regional de Iguatu (HRI). O objetivo principal é aprimorar os serviços de saúde oferecidos à população na instituição.
A recomendação ressalta a necessidade de adequar o Hospital Regional de Iguatu às normativas vigentes, garantindo, assim, uma prestação de saúde adequada à comunidade que depende dos serviços do HRI. Para tanto, são exigidas medidas que visem à melhoria da qualidade do atendimento.
Uma das medidas específicas de destaque é a urgência na contratação de serviços médicos especializados em obstetrícia, pediatria e neonatologia para o setor de parto normal e bloco cirúrgico obstétrico. O intuito é garantir a presença constante de profissionais qualificados, 24 horas por dia, todos os dias da semana, através de contratações lícitas.
Ademais, a recomendação determina que seja divulgada mensalmente a escala de profissionais, incluindo médicos, que atuam no Hospital Regional de Iguatu, buscando promover a transparência e informação à população.
O Ministério Público enfatiza que o não cumprimento dessas medidas dentro do prazo estipulado implicará na adoção de medidas judiciais cabíveis, incluindo a responsabilização dos gestores envolvidos. Os recomendados têm o prazo de 15 dias para apresentar respostas fundamentadas sobre o acatamento e o cumprimento da recomendação.
Para ampliar o alcance e a conscientização sobre a recomendação, cópias serão encaminhadas para diversos órgãos e autoridades, como a Mesa da Câmara de Vereadores do município, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Saúde Pública, a Procuradoria Geral do Município de Iguatu e rádios difusoras locais.
Assinada pelo promotor de Justiça, Bruno Leonardo Monteiro Guerra, a recomendação será publicada no Diário Oficial do MPCE, seguindo o disposto no artigo 27, parágrafo único, inciso IV, da Lei nº 8.625/93.
Com essa recomendação, o Ministério Público busca garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade de Iguatu e assegurar que todas as medidas necessárias sejam tomadas para o bem-estar da população que depende do Hospital Regional de Iguatu. O impacto das ações advindas dessa recomendação poderá ser significativo na melhoria da saúde pública local.
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu3 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu2 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Noticias3 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda
-
Noticias3 dias atrás
Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará