Noticias
Ministério Público do Trabalho orienta empresas sobre a vacinação contra a Covid-19 de empregados com comorbidades no Ceará
O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) recomenda que as empresas antecipem os exames periódicos dos empregados com histórico médico de comorbidades e que estejam enquadrados no grupo prioritário para terceira fase de vacinação no Ceará.
De acordo com o MPT-CE, a medida deverá ser adotada por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Empresas desobrigadas de constituir o serviço especializado poderão recorrer a um médico do trabalho designado, ou, ainda, cumprir a recomendação através do Sistema S.
O MPT-CE orienta que as empresas ajudem os funcionários quanto ao preenchimento do cadastro no sistema Saúde Digital, mantido pela Secretaria de Saúde, disponibilizando a documentação médica para comprovação da comorbidade, como prontuários, atestados, receitas e exames. A identificação prévia dos indivíduos com comorbidades deve auxiliar no processo vacinal, além de evitar a perda de doses.
Na recomendação, o ministério destaca ainda que é do interesse do empregador que seus empregados portadores de comorbidades estejam protegidos através da imunização. O órgão considera que o preenchimento do cadastro não impõe ao trabalhador a obrigatoriedade de vacinação. O ministério recomenda que as empresas realizem campanha interna em favor da vacinação, com objetivo de informar os funcionários.
Vigilância epidemiológica
A procuradora-chefe do órgão ministerial lembra da importância de as empresas informarem à Vigilância Epidemiológica e à Previdência Social os casos de Covid-19 registrados entre os empregados, mesmo que não haja afastamento das atividades.
Uma norma do Ministério da Economia da Secretaria Especial do Trabalho, estabelece o dever das empresas de realizarem a vigilância epidemiológica da saúde ocupacional dos seus empregados. A vigilância epidemiológica consiste num “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”.
Audiência pública
Na última quinta-feira (6), o órgão participou de uma audiência pública com a participação de representantes da Coordenadoria em Vigilância da Saúde do Trabalhador, da Célula de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador do Ceará, como também das cidades de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. O objetivo foi apresentar a recomendação aos participantes.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados

