Noticias
Microsoft quer ajudar a detectar um malware quase indetectável
A Microsoft divulgou algumas orientações para ajudar na identificação de um malware complexo e de difícil detecção conhecido como BlackLotus. Este tipo de vírus é altamente sofisticado e tem como objetivo atacar a Interface de Firmware Extensível e Unificada (UEFI), que é a primeira ação executada quando se liga um computador. Por atuar antes mesmo do sistema operacional do computador, ele é capaz de se “ocultar” dos softwares antivírus e permanecer no dispositivo, mesmo após a reinstalação completa do sistema operacional ou a troca do HD.
Segundo a Microsoft, os cibercriminosos usam a vulnerabilidade CVE-2022-21894 para implantar o BlackLotus UEFI Bootkit na máquina da vítima. Porém, a empresa de Redmond apontou a análise de certas partes para tentar identificar o vírus:
Arquivos do carregador de inicialização criados e bloqueados recentemente;
Presença de um diretório de preparo usado durante a instalação do BlackLotus no EPS:/ sistema de arquivos;
Modificação da chave do Registro para a Integridade de Código Protegida pelo Hipervisor (HVCI);
Logs de rede;
Logs de configuração de inicialização;
Artefatos de partição de inicialização.
Além disso, como o malware utiliza a vulnerabilidade CVE-2022-21894, é possível proteger o seu dispositivo se você usar um patch para resolver essa questão previamente.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias3 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará3 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

