Mundo
México descriminaliza o aborto em decisão histórica da Suprema Corte
Nesta quarta-feira (06), a Suprema Corte do México deu um passo histórico ao descriminalizar o aborto em todo o país. A corte considerou que a proibição do procedimento viola os direitos humanos das mulheres e das pessoas gestantes.
A decisão foi anunciada pelo Supremo Tribunal em suas redes sociais. O tribunal afirmou que o sistema jurídico que pune o aborto no Código Penal Federal é inconstitucional. A corte também invalidou uma lei do estado de Coahuila, que previa até três anos de prisão e multa para as mulheres que abortassem.
Antes da decisão da Suprema Corte, o aborto já era legal em 12 estados do México, sendo o mais recente o estado de Hidalgo, que aprovou a medida há poucos dias. Agora, o aborto é um direito garantido em todo o território mexicano.
A descriminalização do aborto no México é um marco na luta pelos direitos reprodutivos na América Latina, uma região onde o tema ainda é muito polêmico e restritivo. Apenas alguns países, como Uruguai, Argentina e Cuba, permitem o aborto livre e seguro.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

