Iguatu

Mesmo com campanha, estoque de bolsa do Hemoce de Iguatu segue em baixa

Published

on

No período de feriado prolongado, como é o caso da Semana Santa, os bancos de sangue precisam estar com os estoques abastecidos para atender a demanda dos hospitais. Por isso, o Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, realiza anualmente a campanha de doação para o feriado da Páscoa. Em Iguatu, não foi diferente com a campanha que iniciou desde o dia 7 e seguiu até quinta-feira, 29. A arrecadação, apesar de ter superado a média mensal, não atendeu a demanda prevista.

Conforme Emanoel Martins, enfermeiro responsável pelo núcleo de captação, em meses sem apelo para as campanhas encabeçadas pela rede, o Hemocentro Regional de Iguatu tem uma arrecadação diária de 8 a 7 bolsas. “O feriado da Semana Santa é um dos períodos nos quais o hemocentro reforça o pedido de doações para preparar os estoques para o feriadão, já que as pessoas que doaram para a campanha de carnaval estão temporariamente inaptas para este período”, disse.

 

Antecedência

Nesse período de campanha de data santa, a unidade local obteve uma média 10 a 12 bolsas. “O ideal seria uma captação de 580 bolsas por mês, mas conseguimos em média 200 bolsas, um déficit de mais da metade”, explicou.

“Apesar de não suprir a demanda, essas coletas que realizamos em cidades vizinhas de alguma forma equilibram o que poderia ser pior caso não tivesse um planejamento prévio. Esperamos que com a volta do feriadão na segunda-feira, nossos doadores retornem. O intervalo de cada doação é de três meses para mulheres e dois meses para os homens. Portanto, a gente convida a quem ainda não doou para ser solidário e procurar uma das unidades do Hemoce”, lembrou Emanuel.

Para os períodos em que os bancos de sangue são exigidos demasiadamente, o Hemoce relembra ainda que é importante doar com antecedência, porque todo sangue doado passa por uma análise e processamento antes de ser liberado aos hospitais para os pacientes. “Quando o paciente precisa receber transfusão, a bolsa que ele recebe é de algum voluntário que já doou há, pelo menos, dois dias porque o sangue doado para ser distribuído passa por vários critérios de segurança e qualidade”, enfatiza Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.

EM ALTA

Sair da versão mobile