Iguatu

Março já registrou chuvas 50% a mais da média histórica, em Iguatu

Published

on

Nos primeiros quinze dias de março, o Ceará registrou 54,9% a mais do volume de chuvas esperado para o mês. Segundo dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até a noite desta terça-feira, 15, o terceiro mês da estação chuvosa do Estado – que vai de fevereiro a maio – já acumulava 343 milímetros (mm) de precipitações quase três vezes mais do que todo o mês anterior.

Contudo, como ainda restam quase duas semanas para o fim do mês, é possível que o número seja superado. Tudo vai depender dos indicadores pluviométricos das próximas semanas. Por enquanto, o Estado segue com condições favoráveis para o registro de mais chuvas em todas as macrorregiões, segundo informa previsão divulgada pelo órgão meteorológico.

De acordo com a Funceme, as chuvas que já banharam o Ceará no mês de março e aquelas que são aguardadas para os próximos dias estão diretamente ligadas à formação de áreas de instabilidade provenientes de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Além disso, fatores locais, como temperatura, relevo e umidade, também podem induzir novas precipitações.

Em Iguatu dos 15 dias só não choveu em quatro deles. O maior volume registrado nos pluviômetros monitorados pela FUNCEME foi de 75mm no Açude do Governo no distrito do José de Alencar no dia 03.

Açudes

O Ceará tem sete açudes sangrando, de acordo com informações do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O açude Trussu contabiliza 26,02 % da capacidade total.

PODCAST MAIS JUSTIÇA – I SIMPÓSIO DO DIREITO HOMOAFETIVO DO CENTRO SUL CEARENSE

EM ALTA

Sair da versão mobile