Saúde
MALÁRIA: Brasil lança plano para reduzir casos da doença
Até 2030, o Brasil pretende reduzir pelo menos 90 por cento dos casos de malária no país. A meta faz parte do Plano de Eliminação da Malária no Brasil, lançado, nesta terça-feira, pelo Ministério da Saúde.
A medida faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a ODS. O plano vai fornecer orientação técnica para os municípios para o diagnóstico, tratamento, controle, educação em saúde e mobilização social. De acordo com dados do ministério, no ano passado, o país registrou o menor número de casos de malária nos últimos 35 anos: mais de 143 mil casos. Isso equivale a uma redução de 76 por cento.
A estimativa da Organização Mundial de Saúde, a OMS, é de 219 milhões de novos casos e 655 milhões de mortes por ano no mundo. Segundo a pasta, a área endêmica da doença no Brasil compreende a região amazônica brasileira, incluindo os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. Esta região é responsável por 99% dos casos autóctones do país.
Fora da região amazônica, mais de 80% dos casos registrados são importados dos estados pertencentes à área endêmica brasileira, de outros países amazônicos, do continente africano, ou do Paraguai. Atualmente, a prevenção à malária vai ser reintroduzida em mais de cinco mil e cem municípios com casos de malária.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas

