Ceará
Mais de 1,3 mil processos trabalhistas envolvem Covid-19 no Ceará
A pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de situações novas às quais a sociedade precisa se adaptar, refletindo também em novos conflitos na área trabalhista. Até a última quinta-feira (15), o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) já registrava 1.323 processos trabalhistas envolvendo a Covid-19 no Estado desde o início da crise sanitária.
Entre as principais causas das ações judiciais, o desembargador Antonio Parente, coordenador do Centro de Conciliações (Cejusc) do TRT/CE, lista a de profissionais do grupo de risco para se manterem em home office e pedidos de fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) por empregadores.
“Nós resolvemos muitos casos envolvendo Covid-19. Um deles, por exemplo, é relacionado aos hospitais universitários, no qual determinamos que os profissionais do grupo de risco exerçam o trabalho remoto e, em impossibilidade de trabalho à distância, não tenha contato com pacientes suspeitos de Covid-19”, aponta.
APLICATIVOS DE TRANSPORTE
Ele lembra também de ações envolvendo empresas de transporte por aplicativo, como Uber e 99, que foram obrigadas a fornecer EPIs aos motoristas parceiros, como máscaras, álcool em gel e higienização dos veículos. O caráter da decisão também foi o mesmo com os entregadores por aplicativo.
“Também fomos demandados para majorar o adicional de insalubridade dos profissionais da linha de frente, de 20% para 40%. Esse ainda está sob análise. Eles argumentam que estão expostos a alto risco de contágio, de risco biológico”. Antonio Parente, Desembargador.
O desembargador pontua que, apesar de a lei trabalhista exigir que as empresas sejam responsáveis pelo fornecimento de equipamentos em caso de home office, o TRT-CE ainda não registrou processo com essa motivação.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

