Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Automobilismo

Magoado, Alain Prost detona filme ‘com vilão e mocinho’ sobre Senna

[caption id="attachment_937" align="alignleft" width="620"]Ayrton Senna e Alian Prost foram grandes rivais na Fórmula 1 de 1984 a 1993 (Foto: Getty Images)Ayrton Senna e Alian Prost foram grandes rivais na Fórmula 1 de 1984 a 1993 (Foto: Getty Images)[/caption]Tetracampeão diz que documentário errou ao não enfatizar lado humano do brasileiro, revela reaproximação e afirma: ‘Nossa história vai durar para sempre’

Publicado

on

Ayrton Senna e Alian Prost foram grandes rivais na Fórmula 1 de 1984 a 1993 (Foto: Getty Images)

Ayrton Senna e Alian Prost foram grandes rivais na Fórmula 1 de 1984 a 1993 (Foto: Getty Images)

Ayrton Senna e Alian Prost foram grandes rivais na Fórmula 1 de 1984 a 1993 (Foto: Getty Images)

Tetracampeão diz que documentário errou ao não enfatizar lado humano do brasileiro, revela reaproximação e afirma: ‘Nossa história vai durar para sempre’

 

Lançado em 2010, o filme “Senna” – que retrata a vida e a carreira do tricampeão mundial de Fórmula 1, que morreu em um acidente em 1994 – obteve grandes bilheterias e conquistou diversos prêmios importantes pelos quatro cantos do planeta. Dois anos e meio após sua chegada aos cinemas, o documentário dirigido por Asif Kapadia volta à tona, agora pelas palavras do maior rival do brasileiro, o ex-piloto Alain Prost. Em uma longa entrevista à revista “Autosport”, o francês rompeu o silêncio e criticou duramente o viés do filme. Que, segundo ele, retrata a dupla como “o vilão e o mocinho”. Para Prost, os fãs tinham o direito de saber mais sobre o lado humano de Senna, revelado especialmente após a aposentadoria do tetracampeão.

– Não quis falar sobre isso antes, mas agora gostaria de dar a minha opinião. Eu não gosto do filme, a partir do que eu vi e ouvi. Assisti uma grande parte, mas não quero vê-lo completamente, porque eu sei do que se trata. Acho que é muito ruim, e triste. Se eles queriam fazer um filme comercial com o vilão e o mocinho, que não fizessem entrevista alguma comigo – afirmou Prost, que disse à época do lançamento que não assistiria ao filme, mas que havia alertado os produtores sobre “erros” na construção do filme.

Segundo o francês, a conversa preliminar com os produtores do documentário tinha uma “condição”: mostrar a relação entre ambos desde antes da entrada de Senna na F-1, explorando mais o lado humano do brasileiro. O que, de acordo com Prost, inclui o período após sua aposentadoria das pistas, ao fim de 1993, quando Ayrton o substituiu na Williams.

– É realmente algo inacreditável. Em minha opinião, foi uma história fantástica. Mas é preciso contar um monte de coisas que aconteceram depois que me aposentei. Eu fiz quase oito horas de entrevistas. Oito horas. Falei muito mais sobre o lado humano, de modo que se pudesse entender como ele era antes. Porque ele também me contou, depois que eu me aposentei, como foi a época em que corremos juntos – argumentou o tetracampeão.

O período entre a última corrida de Prost na Fórmula 1 e o dia da morte de Senna foi curto, compreendendo um intervalo de menos de seis meses. Mesmo assim, o ex-piloto, que completará 58 anos no próximo domingo (24 de fevereiro), considera estes 174 dias como alguns dos mais importantes na relação indissolúvel destes dois ícones do automobilismo, que foram companheiros na McLaren em 1988 e 1989.

O filme mostra uma reaproximação entre os dois rivais na época em que o brasileiro enfrentava problemas com um carro terrivelmente instável, que culminaria no problema mecânico que causou seu acidente fatal. Porém, a forma como a famosa mensagem via rádio de Senna que aparece na transmissão da TV francesa foi exibida no longametragem é outro motivo de desgosto para o francês, que também participa no filme dando seu depoimento sobre aquele trágico fim de semana de 1994.

– Tentei explicar o que aconteceu uma semana antes de Imola, quando Ayrton me ligou quase todos os dias. Há coisas que ele me disse durante aquela semana que eu jamais contaria a ninguém. Quando ele diz “Alain, sentimos sua falta”, algo que foi organizado e arranjado pela TV francesa, eles (os produtores do filme) perdem completamente a medida. Eu não posso ficar feliz com isso. E não é porque pareço o cara mau, eu não me importo muito com isso. Eu estou vivo, eu estou bem. Mas eu gostaria que todos soubessem o que Ayrton Senna foi, como lutamos e também o que aconteceu no final. Nossa história não terminou em 1994. Nossa história vai durar para sempre – contou o ex-piloto, confessando estar mais preocupado com isso hoje em dia do que quando o filme foi lançado.

Fonte: Globo Esporte

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu4 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias5 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias5 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos5 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia5 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias5 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo5 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu6 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil6 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.