Brasil
Lula lança projeto de R$ 1,8 bilhão para combater fome e mudança climática no semiárido nordestino

Nesta terça-feira (24), o presidente Lula anunciou em Brasília o Projeto Sertão Vivo, que vai investir R$ 1,8 bilhão em ações de combate à fome e à mudança climática no semiárido nordestino. O projeto é uma parceria do BNDES e do FIDA, da ONU, e vai beneficiar 439 mil famílias rurais.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse que o projeto é também um campo de pesquisa estratégico para enfrentar o aquecimento global. Ele citou a FAO como parceira e disse que a experiência do Nordeste pode inspirar outras regiões do mundo.
O projeto vai apoiar iniciativas que aumentem a resiliência climática dos agricultores familiares, assentados e comunidades tradicionais do semiárido. Eles receberão capacitação e deverão adotar práticas que melhorem o acesso à água, a produtividade, a segurança alimentar, a restauração ambiental e a redução das emissões de gases.
O projeto será acompanhado pelo Consórcio Nordeste, formado pelos nove governadores da região. Todos os estados serão contemplados com recursos do BNDES e do FIDA, que opera com recursos do GCF, da ONU.
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias1 semana atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população
-
Iguatu6 dias atrás
Justiça Eleitoral Condena Prefeito de Iguatu e vice por Abuso de Poder Econômico e Ligação com Facção Criminosa em Eleições 2024
-
Iguatu1 semana atrás
Ministério Público Eleitoral pede fim de acusação contra Ilo Neto por falta de provas