Brasil
Lula lança Plano Brasil Sem Fome para combater a insegurança alimentar
O presidente Lula (PT) assinou nesta sexta-feira (1º) o decreto que institui o Plano Brasil Sem Fome, um conjunto de diretrizes e ações para garantir a segurança alimentar e nutricional da população e erradicar a fome no país. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União e já está em vigor. Em suas redes sociais, Lula afirmou que esse é um dos seus propósitos de vida.
O plano tem como metas reduzir a pobreza e o número de pessoas que não têm acesso a uma alimentação adequada e saudável. Para isso, será feito um esforço articulado entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil, por meio do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O objetivo é tirar o Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU).
O público-alvo do plano são as pessoas em situação de insegurança alimentar grave, que serão identificadas pelo Cadastro Único (CadÚnico). O plano prevê mais de 80 ações, organizadas em três eixos: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; segurança alimentar e nutricional, da produção ao consumo; e mobilização para o combate à fome.
A coordenação e a integração das políticas do plano ficarão a cargo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que poderá editar atos para viabilizar a gestão, o monitoramento e a mobilização do plano. O decreto também autoriza a celebração de convênios, acordos de cooperação e consórcios públicos entre os órgãos envolvidos, assim como a assinatura de termos com a sociedade civil. O custo das ações será financiado pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, além de recursos de doações nacionais e internacionais. O controle e a avaliação do plano serão feitos pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que foi reativado no início do governo Lula.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

