Cidadania
Levantamento da Flup revela os hábitos de leitura nas periferias

A pesquisa realizada pela Festa Literária das Periferias (Flup), com resultados divulgados nesta segunda-feira (11), buscou identificar os hábitos e percepções literárias em comunidades do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados virtualmente entre 2 e 17 de outubro, predominantemente em sete comunidades: Morro dos Prazeres, Vigário Geral, Mangueira, Babilônia, Vidigal, Cidade de Deus, Maré e Providência, com mais de 500 participantes.
Embora tenha incluído respondentes de todas as faixas etárias acima de 18 anos, 68% dos participantes tinham entre 25 e 44 anos. O público feminino representou 58,2% dos respondentes. Conforme os resultados, 74% dos participantes afirmaram ser leitores assíduos, com 27,6% se identificando como “devoradores” de livros.
Entre os gêneros literários preferidos, o romance foi citado por 21%, seguido por autoajuda (15,5%) e história (11,7%). Também foram mencionados ficção científica, biografias, histórias em quadrinhos e mangás, crônicas e humor, sociologia e política, policiais e artes.
Quase metade (49,7%) dos participantes apontou as escolas como as influências mais positivas para a leitura. Além disso, 37% reconheceram o papel dos familiares e 34,7% destacaram a influência dos amigos. O impacto do acesso aos meios digitais nos hábitos de leitura foi reconhecido por 43,5%.
A pesquisa também indicou que livrarias são os locais preferidos para se aproximar da leitura, seguidos por bibliotecas comunitárias, sebos, batalhas de rimas, eventos literários e saraus.
Na 14ª edição da Flup, que ocorre este ano principalmente no Circo Voador, no centro do Rio de Janeiro, o tema abordado é “Roda a saia, gira a vida”. O evento, que vai de 11 a 17 de novembro, contará com a participação de diversos escritores, acadêmicos e artistas, com cerca de 90% dos convidados sendo mulheres negras. A ativista Maria Beatriz Nascimento será homenageada.
Os organizadores da Flup destacam que a pesquisa sobre os hábitos literários orienta as futuras edições do evento. A realização do estudo contou com parcerias com a empresa Nós – Inteligência e Inovação Social e a Agência Galo, responsável pela análise dos dados.
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos22 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Iguatu7 dias atrás
Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público
-
Iguatu6 dias atrás
MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu