Brasil
Lavanderias públicas financiadas pelo MMulheres visam reduzir trabalho doméstico
O Ministério das Mulheres (MMulheres) está financiando a instalação e o funcionamento de lavanderias públicas de uso comunitário em municípios, estados e no Distrito Federal. As propostas devem ser apresentadas até o dia 15 de novembro. O objetivo é diminuir o trabalho doméstico, em geral realizado pelas mulheres, e promover atividades formativas sobre economia feminista e divisão sexual do trabalho.
As lavanderias públicas serão espaços onde as pessoas poderão deixar suas roupas para lavar e buscar depois, sem nenhum custo. Uma equipe será responsável por receber e cuidar das roupas. O serviço será comunitário e aberto para homens e mulheres. A ideia é que as pessoas tenham mais tempo livre para fazer o que quiserem, sem sobrecarregar as mulheres com as tarefas domésticas.
Além de oferecer o serviço de lavanderia, os espaços também serão utilizados para realizar atividades formativas que visam provocar reflexão sobre a divisão do trabalho entre homens e mulheres. A secretaria nacional de Autonomia Econômica do MMulheres, Rosane da Silva, afirma que uma família seria mais feliz se todos compartilhassem o trabalho doméstico. “Assim, uma pessoa lava, outra faz a comida, outra organiza a casa, e aí todo mundo termina o trabalho no mesmo tempo”, recomenda.
A iniciativa do MMulheres é diferente de outros projetos existentes no país, como os de cooperativas de mulheres que prestam serviço de lavadeira e aumentam a renda. O propósito da atual iniciativa é diminuir o trabalho doméstico, em geral realizado pelas mulheres.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

