Mundo

Lago no Havaí, fica rosa devido a estresse ambiental

Published

on

Um fenômeno natural chamou a atenção dos habitantes da Ilha de Maui, no Havaí, no final de outubro. Um lago que fica próximo ao mar mudou de cor e ficou completamente rosa. A causa foi uma bactéria que se multiplica em locais muito salgados.

Segundo os cientistas, o lago tem uma salinidade muito alta, cerca de duas vezes maior do que a do oceano. Isso pode ser resultado de um estresse ambiental, como a evaporação da água ou a entrada de água salgada subterrânea. A origem e a idade do lago ainda são desconhecidas.

A bactéria responsável pela mudança de cor é chamada de halobactéria, que significa “bactéria do sal” em grego. Ela é um organismo unicelular que sobrevive em condições extremas de salinidade. Ela produz um pigmento vermelho que protege suas células da radiação solar.

O lago rosa de Maui não é o único do mundo. Existem outros lagos com essa característica em lugares como Austrália, Senegal, Espanha e Bolívia. Eles são atrações turísticas e também fontes de extração de sal. No entanto, eles podem representar riscos para a saúde humana e animal, por isso é recomendado não entrar em contato com a água.

EM ALTA

Sair da versão mobile