Policial
Justiça suspende determinação
[caption id="attachment_18856" align="alignnone" width="831"]
(Foto:Reprodução)[/caption]
O juiz da Vara de Execuções Penais e corregedor de presídios, Luiz Bessa Neto suspendeu por 120 dias a determinação de que um detento só poderia ingressar no Sistema Penitenciário, quando dois saíssem.

(Foto:Reprodução)
O juiz da Vara de Execuções Penais e corregedor de presídios, Luiz Bessa Neto suspendeu por 120 dias a determinação de que um detento só poderia ingressar no Sistema Penitenciário, quando dois saíssem.
O sistema de provimento de vagas por proporção estava previsto na Portaria nº 001/2015. O magistrado expediu a revogação na terça-feira, na Portaria nº 003/2015.
A primeira determinação de Bessa Neto sugeria ao titular da pasta da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) que o ajuste fosse feito para desafogar as unidades prisionais, que estão superlotadas. O documento estabelecia que o sistema deveria vigorar assim até a inauguração da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) V, que está sendo construída em Itatinga. A previsão de entrega da nova unidade é para setembro próximo.
Na nova Portaria, o magistrado diz que, em contrapartida à revogação, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deve assegurar efetivo policial suficiente para garantir a segurança externa das Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs), Penitenciária de Pacatuba e Instituto Penal Feminino, com a ocupação de todas as guaritas das referidas unidades penais. “Feito isso, a Secretaria retornará ao sistema de cotas adotado pela Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), dentro da tolerância do limite de flutuação do excesso prisional praticado anteriormente”, informou a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Ainda conforme o TJCE, para tomar a nova decisão, o magistrado considerou a urgência de minimizar a tensão que existe nas carceragens das delegacias da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e também a necessidade de preservar a segurança dos estabelecimentos prisionais.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

