Ceará
Justiça condena sete supostos integrantes de ‘nova’ facção do Ceará a 81 anos de prisão
Sete indivíduos foram sentenciados a 81 anos de prisão pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, em virtude de crimes relacionados ao tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os réus, André Duarte de Oliveira da Silva, Francisco Sávio Teixeira Araújo, Gabriel Machado Ferreira, José Cleber Moreira Costa, Lindomar de Carvalho Lima, Maria Silvana da Silva Marinho e Vitor Assunção Costa, enfrentarão penas em regime fechado. Notavelmente, dois dos condenados estão atualmente foragidos, e há a possibilidade de recurso contra a decisão.
Os detalhes da elaborada e meticulosa investigação que conduziu à identificação dos membros desse grupo foram revelados em documentos obtidos pela reportagem. Em janeiro deste ano, o Ministério Público do Ceará formalizou denúncia contra 36 indivíduos, supostamente ligados a uma facção criminosa local. As acusações incluíam tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa. Segundo o Ministério Público, a Polícia Civil do Ceará (PCCE) instaurou um Inquérito Policial para investigar o tráfico ilícito de entorpecentes na região da Área Integrada de Segurança 3 (AIS-3).
A denúncia do Ministério Público destaca que as equipes da Delegacia de Narcóticos (Denarc) deram início às investigações. Apesar da relutância da comunidade em fornecer informações, devido ao receio de represálias, os policiais civis perseveraram, realizando diversas visitas aos locais mais críticos. Eventualmente, alguns moradores acabaram por fornecer informações anonimamente.
Conforme registrado nos autos, os informantes narraram aos investigadores da Denarc que, após a prisão de um indivíduo conhecido como ‘Brutus’ (Francisco das Chagas de Sousa Veras) em 2021, a liderança criminosa na região do Bairro Santa Rosa/Pôr do Sol, na Grande Messejana, passou a ser exercida por uma pessoa conhecida como ‘Tom’ (Juslene Batista Sobral). Os levantamentos policiais revelaram que ‘Tom’ é um criminoso com antecedentes, respondendo por diversos delitos, incluindo porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes.
Ouça nossos Podcasts!
PODCAST MAIS JUSTIÇA – CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC
-
Ceará2 dias atrásEleitor discute com presidente de seção e danifica urna eletrônica durante votação em Fortaleza
-
Brasil2 dias atrásAbstenções podem ter impacto no resultado da disputa presidencial no segundo turno
-
Brasil2 dias atrásMais de 1 milhão de eleitores justificaram ausência no segundo turno até as 9h, informa TSE
-
Brasil2 dias atrásSegundo turno tem 58 ocorrências policiais e substituição de 900 urnas no Brasil
-
Brasil3 dias atrásLula e Flávio Bolsonaro votam no segundo turno das eleições 2026
-
Brasil3 dias atrásAPURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2026-SEGUNDO TURNO
