Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Jovens criam perfil ‘Lar Literário’ para fomentar leitura em Iguatu

Publicado

on

Fazer a criança ou jovem tomar gosto pela leitura não é só mais desafio dos educadores. Quatro jovens acadêmicos de Direito querem fazer deum livro, que já foi lido por você e que está guardado em casa,seja útil para outra pessoa. Com essa ideia nasceu o Projeto ‘Lar Literário’ que visa, a baixo custo, circular o maior número de livros possíveis nas mãos de leitores e assim incentivar o hábito ainda pouco incutido.

O projeto dos alunos do segundo semestre da URCA campus Iguatu tem o objetivo de estimular entre a população o compartilhamento de leituras que tenham sido prazerosas, trazendo alegria, estimulando emoções e incentivando a leitura. “Somos leitores que não se contentaram em ler sozinhos e quiseram compartilhar as experiências transformadoras que obtivemos por meio da leitura”, disse Vitória Almeida, 18, uma das articuladoras do projeto.

O nome do projeto é associado com o bem-estar e acolhimento. “Geralmente a nossa casa é lugar em que nos sentimos bem confortáveis e felizes.Esses são sentimentos muito presentes na leitura”, explicou.

Há dois meses sendo desenvolvido, o ‘Lar Literário’ começou entre os colegas do meio acadêmico e ganhou força quando passou a ser disseminado nas redes sociais. Acomercialização de livros variaem torno de R$ 5,00 a R$ 10,00. O gênero visa incentivar o lado lúdico e social do leitor instrumentalizado pela reflexão filosófica a consciência política. “Quando passamos a estudar uma das cadeiras do curso, Filosofia Geral, despertamos o prazer para literatura filosófica e isso nos uniu a elaborar o projeto”, disse Vitória.

Para despertar o público alvo, o método da ‘leitura certa’ será colocado em prática segundo Arimateia Bezerra. “Tendências literárias que acompanhem a formação intelectual, o histórico de leitura de cada pessoa e a faixa etária. Para que o texto e o conteúdotornem-se algo prazeroso ao leitor,esse aspecto está sendo observado por nós”, disse.

A primeira plataforma escolhida pelos jovens foi o Instagram. Nela eles pretendem elaborar um resumo de cada obra que for chegando ao acervo.

Também idealizadora, Rafaela Ricarte, 18, afirma que o projeto de caráter independente já possui aceitação por parte dos colegas de outros cursos e seguidores das redes sociais “A procura está sendo muito satisfatória. Começamos com doações e dispomos os livros que tínhamos. Precisava ser plantada essa semente de formar público de novos leitores e descontruir que filosofia não é algo chato e tem sim o seu valor”, disse Rafaela.

 

Senso crítico

O Lar Literário não visa fins lucrativos. Com a venda dos livros e o capital adquirido são realizadas as compras dos materiais e de novos conteúdos para a execução do projeto. “Avaliamos o valor pela qualidade do livro.Não temos a pretensão de lucrar com isso. O objetivo maior é que as pessoas possam comprar e desenvolvam esse ato solidário”, lembrou Rafaela.

Conforme Elizeu Carvalho, 20, o projeto visa ainda alçar novos voos, um deles é ter o contato direto com instituições e movimentos de classe. “Teremos uma nova etapa. Vislumbramos chamar a sociedade civil organizada e núcleos organizacionais no objetivo de ter o contato direto e levar os livros à sociedade e quem sabe promover debates e conviver com pensamentos diferentes sobre ideologia criar senso crítico e fugir do senso comum”, disse.

Serviço
Instagram: projeto.amigos (Lar Literário)

 

 

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu4 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias5 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias5 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos5 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia5 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias5 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo5 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu6 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil7 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.