Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Janeiro termina com chuvas acima da média em Iguatu

Publicado

on

Com o fim de janeiro, encerra-se o período chamado de pré-estação, que teve início em dezembro. Neste período, as chuvas em todo o estado ficaram 55,4% acima da média, com observado de 202,5mm. O normal para o bimestre é de 130,3mm os dados foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

A reportagem fez um balanço com os dados que são diariamente atualizados pela meteorologia os quais mostram que na cidade Iguatu seguiu o ritmo do estado; na sede do município choveu 22,8% acima da média histórica para o período com o registro de precipitações em 14 dias do mês.

Ainda conforme o núcleo de meteorologia do órgão, janeiro deste ano foi melhor na comparação com o ano passado, que teve 12 % a cima do período.

Raul Fritz, meteorologista da FUNCEME, fala que esta pré-estação foi peculiar pela quantidade de chuva registrada em dezembro, mês que normalmente alcança índices bem menores em relação ao mês seguinte. Isso se deve à ação de sistemas meteorológicos que atuam historicamente no Estado: Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

O número, porém, não possui relações com provável indicativo de que haja boas chuvas nos próximos meses de 2019. O prognóstico da Fundação divulgado em 19 de janeiro é para o período de fevereiro a abril de 2019 e indica 40% de probabilidade de chuvas em torno da normal climatológica para a estação intitulada como ‘quadra invernosa’.

O mesmo estudo revelou também que no Centro-Sul do estado, a categoria mais provável é abaixo do normal.

A FUNCEME salienta que o prognóstico indica probabilidades referentes a uma tendência média do volume acumulado de chuva para o trimestre como um todo e não para cada mês, em particular e tampouco para cada município. 

Em fevereiro de 2019 será divulgada a previsão para o Ceará abrangendo o trimestre março, abril e maio. Mesmo com a maior perspectiva de chuvas dentro da média no Ceará, o aporte de água nos reservatórios não deve seguir a mesma tendência. Atualmente o açude Carlos Roberto Costa ‘Trussu’ bacia que abastece Iguatu, conta com volume de 3,94 % do total de sua capacidade. (T�r

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA