Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Israel mantém Lula como ‘persona non grata’, especialistas avaliam próximos movimentos diplomáticos

Publicado

on

Diante da recusa de Lula em se retratar da declaração em que comparou a guerra de Israel contra o Hamas com o Holocausto, o governo de Israel manterá o presidente brasileiro como persona non grata e avaliará os próximos passos.

Oficialmente, o Ministério das Relações Exteriores de Israel informou nesta terça-feira (20) que não houve mudança na posição e que a declaração feita pelo ministro Israel Katz na segunda-feira (19), afirmando que Lula é persona non grata, permanece válida.

Uma fonte da diplomacia israelense afirmou à CNN que, no momento, não estão previstas medidas adicionais, como a suspensão de relações diplomáticas.

Israel não tem interesse em que a crise se agrave a esse ponto. Membros do governo do país destacaram a diferença entre a posição oficial do governo e a opinião da população.

Segundo outra fonte diplomática de Israel, a falta de retratação por parte de Lula é considerada um erro que retira o Brasil da condição de país neutro e equilibrado historicamente mantida ao tratar do conflito árabe-israelense.

Além disso, a manutenção dessa posição coloca o Brasil em distância de países do mundo livre, como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França, e pode contribuir para o crescimento do antissemitismo no país.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA