Noticias
Israel mantém Lula como ‘persona non grata’, especialistas avaliam próximos movimentos diplomáticos
Diante da recusa de Lula em se retratar da declaração em que comparou a guerra de Israel contra o Hamas com o Holocausto, o governo de Israel manterá o presidente brasileiro como persona non grata e avaliará os próximos passos.
Oficialmente, o Ministério das Relações Exteriores de Israel informou nesta terça-feira (20) que não houve mudança na posição e que a declaração feita pelo ministro Israel Katz na segunda-feira (19), afirmando que Lula é persona non grata, permanece válida.
Uma fonte da diplomacia israelense afirmou à CNN que, no momento, não estão previstas medidas adicionais, como a suspensão de relações diplomáticas.
Israel não tem interesse em que a crise se agrave a esse ponto. Membros do governo do país destacaram a diferença entre a posição oficial do governo e a opinião da população.
Segundo outra fonte diplomática de Israel, a falta de retratação por parte de Lula é considerada um erro que retira o Brasil da condição de país neutro e equilibrado historicamente mantida ao tratar do conflito árabe-israelense.
Além disso, a manutenção dessa posição coloca o Brasil em distância de países do mundo livre, como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França, e pode contribuir para o crescimento do antissemitismo no país.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

