Com a expectativa de vida média de oito anos a mais do que a dos homens, as mulheres deveriam se aposentar com a mesma idade que eles. Segundo a nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre o estudo Envelhecimento Populacional, Perda de Capacidade Laborativa e Políticas Públicas, esta é uma das contradições do sistema previdenciário brasileiro.

De acordo com uma das autoras do trabalho, Ana Amélia Camarano, as justificativas que levaram a esse benefício, na época do pós-guerra, de mortalidade materna elevada, perda de oportunidades de trabalho devido à maternidade e de dupla jornada, não fazem mais sentido nos dias de hoje. O estudo aponta que o sistema previdenciário brasileiro contribui para a diminuição da pobreza. Dados de 2011 mostram que 84,7% da população com 65 anos ou mais recebiam algum benefício, melhorando as condições sociais de toda a família, não apenas do idoso.

STF permite rever benefício de aposentado que continuou a trabalhar

Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, por 6 votos a 4, que os aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pedir revisão de benefícios já concedidos para obter renda melhor. A revisão pode ser solicitada desde que o marco temporal esteja entre a data do direito adquirido à aposentadoria e o efetivo momento que ela foi requerida, ainda que nenhuma nova lei tenha sido editada no período. O caso tem repercussão geral – ou seja, servirá de parâmetro no julgamento de outros processos semelhantes. Dados do próprio STF revelam que existem em outros tribunais no país 428 ações sobre o mesmo assunto paradas, aguardando a orientação da Corte. Agora, esses processos serão retomados e os aposentados terão seus proventos revistos.

Collor x Gurgel

Em votação relâmpago, o Senado aprovou requerimento de Fernando Collor (PTB-AL) para que o TCU investigue uma licitação autorizada pelo procurador-geral da República Roberto Gurgel. Envolve a compra de 1.200 tabuletas eletrônicas do tipo iPad 3, da Apple. Negócio de R$ 3 milhões. A licitação foi “direcionada”, acusa Collor. E Gurgel: “É risível.” O certame foi regular, sustenta a Procuradoria em nota. Tema polêmico.

TCM fará inspeção em 20 municípios

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai fazer inspeções especiais em 20 municípios para apurar denúncias de irregularidades na administração passada. O trabalho de fiscalização começa na próxima segunda-feira pelos municípios de Cedro, Cariús, Chorozinho e Capistrano. O anúncio foi feito ontem pelo presidente do Tribunal, Francisco Aguiar, durante a sessão do Pleno.

BB emite nota e garante ressarcimento

Teve grande repercussão a notícia sobre o desvio de dinheiro realizado pelo gerente do BB de Acopiara. Em nota, a agência do Banco do Brasil disse que, após comprovação de fraude do gerente, os clientes serão ressarcidos de eventuais prejuízos que estejam sob responsabilidade do Banco. Aguardar os desdobramentos.

 
10 anos do governo petista

Caravana petista deve participar dos festejos comemorativos pelos 10 anos do governo do PT na próxima quinta-feira (28), em Fortaleza, quando contará com a presença do ex-presidente Lula. É o momento importante para a nova geração se encontrar com as estrelas petistas. O partido vai recontar sua história e debater suas pretensões eleitorais em pelo menos dez seminários.

 
Futebol

É pra valer. Muitas decisões ainda dependem do ex-prefeito Agenor Neto e não seria diferente no esporte. Fui informado que ele vem mantendo contato com a diretoria do Ceará visando a liberação de atletas para  defenderem o time do Iguatu na série B. Ressalte-se ainda que a decisão final caberá ao técnico Washington.

Departamento médico

Nosso querido Paulinho Neto, diretor da Mais FM, passou por uma cirurgia esta semana, e passa bem. Está doido para voltar à atividade na emissora,  o que deverá acontecer até o final do mês. Por sua vez, Jota  Guedes, Iury Sarmento e equipe vem mantendo o pico da audiência, principalmente no jornalismo. Neste sábado, novo encontro com a comunidade por conta do Mais Ação, que acontecerá na Vila Cardoso.

Reflexões

Há um sentimento de preocupação e tristeza entre as pessoas diante da perda de amigos e familiares nos últimos dias. Miguel Unamuno nos conforta: “Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos”. E o mestre Confucio afirma: Quem não sabe o que é a vida, como poderá saber o que é a morte? – Bom final de semana.