Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará adota nova tecnologia para diagnóstico precoce do câncer de colo do útero

Publicado

on

O Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu, na última sexta-feira (15), representantes do Ministério da Saúde e da própria Sesa para o lançamento nacional do novo modelo de rastreamento do câncer do colo do útero, que agora será feito por meio do teste de DNA-HPV. O Ceará foi o estado escolhido para iniciar a implementação da estratégia, que faz parte do Programa Agora Tem Especialistas.

O novo teste, mais sensível e preciso que o tradicional Papanicolau, identifica a presença do papilomavírus humano (HPV) antes mesmo do surgimento de lesões, beneficiando inclusive mulheres assintomáticas. A iniciativa contempla um público amplo, incluindo mulheres cisgênero, homens trans, pessoas não binárias e intersexuais com sistema reprodutivo feminino. Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é mudar o cenário de diagnósticos tardios, que ainda resultam em cerca de 6 mil mortes por ano no Brasil.

A tecnologia utilizada é 100% nacional e será implantada gradualmente, começando por um município em cada estado. A previsão é que, até dezembro de 2026, o novo modelo esteja disponível em toda a rede pública do país, beneficiando anualmente cerca de 7 milhões de pessoas entre 25 e 64 anos. Além de ampliar o acesso ao diagnóstico, o novo método permite intervalos maiores entre os exames quando o resultado é negativo e reduz a realização de procedimentos desnecessários.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA