Iguatu
Instituições lançam carta aberta pelo desenvolvimento industrial de Iguatu

CARTA ABERTA AO POVO DE IGUATU
ABRIL/2015
“Movidos em prol da construção de uma agenda pró-ativa para a elaboração e execução de políticas públicas que orientem o Governo Municipal na realização de ações de estímulo à economia e que visem ao desenvolvimento sustentável da cidade de Iguatu, as instituições signatárias do presente documento vêm exigir de seus representantes políticos dos poderes Legislativo (municipal e estadual) e Executivo, que assumam publicamente os seguintes compromissos:
1. Estabelecer mecanismos republicanos de atração de investimentos privados, priorizando o investidor local, através da concessão de incentivos e condições à viabilização destes; e,
2. Implementar a Lei municipal nº 1.448, de junho/2010, marco regulatório atinente ao desenvolvimento industrial da nossa cidade.
Tais compromissos tornam-se imperiosos pois, como sabemos, a economia do município encontra-se PARALISADA, o que exige dos gestores públicos uma dedicação ainda maior na atração e incentivo aos atuais e novos empreendimentos, quer sejam públicos e/ou privados.
Os últimos dados estatísticos referentes ao Cadastro Central de Empresas (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) mostram que, no período referente aos anos de 2008 a 2012, a cidade de Iguatu obteve um decréscimo no “Número de Empresas Atuantes” na ordem de 9,63%. Essa redução é maior ainda, quando se verificam os dados do triênio 2010/2012, queda expressiva de 16,04%.
O município de Iguatu, já de muitos anos, assumiu o comando econômico da região centro-sul do Ceará. Essa liderança, até pouco tempo inabalável, encontra-se atualmente ameaçada. Notícias informalmente veiculadas dão conta da não concretude de investimentos privados em nossa cidade, devido à falta de condições apropriadas e apoio adequado, por parte do setor público.
A verdade é que, de forma concreta, não temos conseguido atrair efetivamente novos investimentos para o nosso município há algum tempo.
O que a sociedade tem presenciado são apenas “visitas” realizadas por representantes de alguns grupos econômicos onde, ao final daquelas inspeções, nada acontece.
Destacamos que a atração de investimentos passa, obrigatoriamente, por decisões políticas claras e objetivas de impulso aos negócios e que, o estímulo à atividade empresarial em nosso município foi, de forma atípica, abandonado. Não custa lembrarmos que é aquela atividade, pilar do crescimento de qualquer economia.
Destarte, conforme a situação acima relatada, estamos convencidos que, somente com uma reversão imediata da atual letargia deste processo de atração e incentivo de negócios, ao qual Iguatu está submetido, teremos uma garantia de crescimento econômico sustentável.
A cidade da “água boa” ainda possui uma das economias mais representativas do Ceará, conforme os números divulgados pelo IBGE. Mas não podemos “cochilar” diante das adversidades que nos são apresentadas todos os dias.
Diante dessa realidade, convocamos todos os munícipes a participarem dessa mobilização, cobrando das suas lideranças políticas (sem partidarismos) o desenvolvimento econômico e sustentável de nossa cidade.
Na certeza de que o processo de atração de investimentos se inicia com a efetivação dos compromissos já citados no início desta carta aberta, solicitamos a Vossas Excelências, a abertura de um canal de comunicação permanente para, juntos, apresentarmos uma rápida solução para o problema, restabelecendo assim a esperança por dias melhores do nosso já tão castigado povo.“
Iguatu/CE, 04 de abril de 2015.
Câmara de Dirigentes Lojistas de Iguatu – CDL de Iguatu
Fundação de Apoio ao Jovem de Iguatu – FAJI
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE-Iguatu
Sindicato Regional dos Empregadores Lojistas de Iguatu – Sindilojas-Iguatu
UPECI – Unidade Pecuária Iguatuense
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

