Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Economia

INSS Digital reduz tempo de atendimento a um dia

Publicado

on

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou, ontem, uma nova era em seu atendimento no Ceará. Através da implantação do Projeto INSS Digital, o órgão pretende reduzir drasticamente o tempo de espera para resolução de concessão de benefícios à população. A previsão, conforme a gerência executiva de Fortaleza, é concluir em apenas um único dia os atendimentos que, hoje, duram meses entre o primeiro contato e a liberação do recurso.

O novo sistema de atendimento oferece ao beneficiário a possibilidade de dar entrada no pedido através da internet (https://meu.inss.gov.br/central/index.html), sem precisar ir à agência. “A principal vantagem para o segurado, em si, é a desburocratização. Ele dá entrada para obter o seu benefício através da sua entidade de classe, onde ele não vai ter que pegar fila”, ressaltou o gerente executivo do INSS Fortaleza, Francismar Lucena.

Ele elencou ainda outras vantagens, também, para o órgão, que poderá economizar tempo dos servidores e dinheiro de materiais. “Posteriormente, teremos o escoamento dos agendamentos, tirar os que estão aguardando contato para mais de 30 dias. E, consequentemente, haverá a economia de material para o INSS. Estimamos em cerca de 70% de economia de material. O INSS estava atrasado em sua tecnologia. Já temos a Junta de Recursos, a Justiça Estadual e a Justiça Federal, todas digitalizadas. Então, o INSS vem fazendo a implantação e acredito no sucesso”, afirmou.

O Ceará entrou no cronograma do governo federal após as experiências bem-sucedidas da implantação do sistema online nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Paraíba e no Distrito Federal. Desta forma, segundo explicou Lucena, há a possibilidade de, por exemplo, um pedido iniciado em alguma das unidades federativas, ser resolvido aqui e vice-versa.

Polo 
“Estamos inaugurando nosso Polo Central, uma agência, que centraliza as demandas das demais agências. O digital tem essa vantagem de poder trazer até processo de outros estados, dependendo da demanda que houver. Se Recife, por exemplo, estiver com muita demanda, pode trazer para cá”, disse Francismar Lucena. “Se tem uma demanda em São Paulo, pode enviar. Como daqui, pode ir para outro Estado. Se não estivermos dando conta, podemos colocar para alguma agência em outro Estado ajudar a fazer a concessão do benefício”, acrescentou.

O sistema foi iniciado, em formato de teste, na última semana. Nos primeiros sete dias, foram 184 requerimentos, dos quais 75% foram analisados e, mais da metade, concluídos. “Já concedemos mais de mil processos em uma semana, que estavam agendados para fevereiro. Vamos tirar a demanda já existente, agendada, e aí vamos focar. Hoje, Mossoró consegue com 15 dias ter resultado (dos pedidos). Queremos trabalhar nisso”, disse.

Conforme Lucena, o objetivo com a implantação do novo método é agilizar os atendimentos a tal de ponto de conseguir avaliar os pedidos em apenas um dia. “A nossa meta é, com a chegada do projeto, dar resolutividade no mesmo dia. É nosso sonho. Acho que daqui seis meses estaremos zerando isso”, projetou o gerente executivo.

Das 37 agências de Fortaleza, por hora, apenas quatro (Damas, Aldeota, Fortaleza Sul e Fortaleza Centro-Oeste), respondem por 1/3 do sistema do Ceará, e atendem 68 municípios do Estado, migrarão de imediato o atendimento para o formato digital. As demais irão, gradativamente, até meados de março, na previsão de Lucena.

No interior, o gerente executivo de Sobral informou que migraram as agências de Sobral e Coreaú, enquanto a gerente executiva de Juazeiro do Norte, Lucrécia Callou, ressaltou que daquela região migram as unidades de atendimento de Juazeiro, Crato, Barbalha e Iguatu.

Público 
A aposentada Maria de Fátima da Silva Nascimento, possui a procuração para resolver as questões da tia no INSS. Ontem, ela chegou cedo à unidade do Centro de Fortaleza para atualizar o cadastro. Por volta do meio-dia, ainda não havia sido atendida. Informada sobre a novidade do sistema informatizado, ela comemorou. “Tudo aqui demora, só vejo o pessoal reclamado. O meu caso não é agendado, mas até quem agendou está esperando. Se esse atendimento mudar, resolvendo em um dia como está dizendo, é bom. Pelo menos, a pessoa não precisa ficar assim, esperando tanto tempo”, disse.

Já Maria do Carmo dos Anjos da Silva, 23, é mãe de três filhos, sendo um com deficiência. Ela deu entrada para obter o benefício em prol da criança em outubro, mas ainda ontem não havia conseguido o resultado. “Vim de Itaitinga, faltam só uns documentos para entregar e poder marcar com a assistente social. Tenho três filhos pequenos. Ficar tanto tempo aqui é ruim. Mas se o atendimento mudar (para resolver os problemas em apenas um dia), com certeza ficará melhor para todos”, avaliou ela.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias15 horas atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias16 horas atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo16 horas atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo19 horas atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes19 horas atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu20 horas atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando20 horas atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias21 horas atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu3 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias4 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias4 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo5 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo5 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias5 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo5 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará5 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades7 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu1 semana atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.