Economia
Indústria brasileira pode perder R$ 66,8 bilhões em feriados nacionais, aponta pesquisa
Os nove feriados nacionais e três pontos facultativos que vão acontecer este ano podem prejudicar a indústria brasileira. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com o levantamento, a indústria pode perder 66,8 bilhões de reais, o que representa 4,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Para realizar a projeção, a Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro não levou em consideração a Quarta-feira de Cinzas, por ser ponto facultativo até as 14 horas, e nem o Dia do Servidor Público.
Dos 12 dias não trabalhados no país, apenas um será em um fim de semana. Dos outros 11, cinco caem na terça ou quinta-feira. Por isso, as pessoas provavelmente vão “emendar” o dia seguinte. De acordo com a pesquisa, apesar de não serem contabilizados, esses dias “emendados” aos feriados desestimulam a atividade produtiva e, por isso, resultam em perda de produtividade.
Ainda segundo a Federação, os prejuízos não se restringem às empresas. As paralisações na atividade industrial também provocam uma queda de arrecadação tributária para o governo. A estimativa é que esta perda possa chegar a 27,6 bilhões de reais no ano de 2017, o que equivale a 2,5 bilhões de reais perdidos a cada feriado nacional.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

