Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Incêndio em unidade de ar-refrigerado da URCA/Iguatu adia aula inaugural

[caption id="attachment_7121" align="alignleft"]Foto: J. GuedesO local foi isolado logo após os bombeiros controlarem o fogo[/caption]Um incêndio iniciado numa central de distribuição  de ar-condicionado de uma das salas dentro da UDI-Unidade Descentralizada da Urca-Iguatu adiou para a próxima quarta-feira, 09 as aulas de mais um semestre na instituição de ensino superior.  

Publicado

on

Foto: J. Guedes

Foto: J. GuedesUm incêndio iniciado numa central de distribuição  de ar-condicionado de uma das salas dentro da UDI-Unidade Descentralizada da Urca-Iguatu adiou para a próxima quarta-feira, 09 as aulas de mais um semestre na instituição de ensino superior.  

No momento da ocorrência houve corre-corre e um princípio de pânico por parte dos alunos, mas todos conseguiram deixar o local sem ferimentos. Cerca de 1.400 estudantes de Iguatu e outras regiões fazem curso na UDI, distribuídos nos três turnos, manhã, tarde e noite. Somente no turno da noite cerca de 600 estudantes são assistidos nos cursos ofertados.

O incêndio foi controlado pelos soldados do Corpo de Bombeiros, que foram acionados via Copom, através de uma chamada feita pelos diretores da UDI. 

O sargento Claudenízio, do Corpo de Bombeiros informou que os danos causados pelo fogo foram apenas na central de ar-condicionado. Segundo ele, por causa de um curto circuito na parte externa, através de um cabo o fogo acabou atingindo a parte interna do equipamento que é revestido de plástico. De acordo com o bombeiro, o material que isolava a janela da sala onde fica o equipamento de ar refrigerado era composto de TNT um tecido inflamável que contribuiu para que o fogo se espalhasse pelo equipamento. Segundo ele, a unidade interna da central de ar ficou completamente queimada. 

O Sargento Claudenízio recomendou a evacuação total da área, por causa da grande quantidade de fumaça tóxica exalada do local. Por precaução a direção da URCA fechou o local e comunicou que nesta terça, 08/10 não haverá aulas, somente na quarta, após trabalho da perícia dos bombeiros e Polícia Civil, conforme informou o diretor da UDI, Ivo Ferreira de Souza.Foto: J. Guedes

Os estudantes criticaram a falta de equipamentos de combate a incêndio dentro da unidade. O estudante Magalhães Neto, que estava pronto para estrear no curso de Direito afirmou que quando alguém avisou que havia um incêndio os estudantes procuram os extintores, mas não havia o equipamento. Outro estudante, Luiz Carlos, do município de Várzea Alegre, denunciou que já havia sido registrado um problema anteriormente e foi providenciado um conserto improvisado. “Houve um problema, ele fizeram um ‘gato’ aí, e toda que a gente ligava o ar condicionado o equipamento desligava sozinho, por causa da sobrecarga”, afirmou.

O estudante que se identificou como Leandro, do curso de Direito disse que as instalações elétricas do local são antigas e precárias. Ele afirmou que o fogo começou na fiação que conduzia energia até o ar condicionado.

Ivo Ferreira que dirige a UDI disse que por medidas de segurança o local foi isolado, e as aulas só serão reiniciadas na quarta, 09. O diretor disse que as salas são equipadas com extintores de combate a incêndio. Segundo o diretor, talvez na hora da ocorrência, por causa da pressa em deixar o local os estudantes não tenham percebido o equipamento. Ele disse que a ocorrência expõe mais uma vez a necessidade da conclusão das obras da Cidade Universitária, na Avenida Dário Rabelo, para que os alunos e os cursos sejam transferidos para o novo local.

 

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA