Ceará
Inadimplência cresce no Ceará, mas fica abaixo da média nacional
O Ceará registrou um aumento de 11,6% no número de consumidores inadimplentes em setembro de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. O dado faz parte do Radar do Varejo Cearense, da FCDL CE e do SPC Brasil. O crescimento foi menor do que o observado em agosto, quando a variação foi de 19,2%.
A inadimplência tem afetado mais pessoas em 2023, mas houve uma queda de 2,6% no número de negativados no Estado entre agosto e setembro. Esse resultado foi superior às médias do Nordeste (4,1%) e do Brasil (5,8%). A maioria dos inadimplentes no Ceará tem entre 30 e 49 anos (47,2%), seguidos pelos que têm entre 50 e 64 anos (21,1%).
O número de dívidas também subiu 20% na comparação anual e caiu 1% na comparação mensal. O setor bancário é o principal credor das dívidas no Ceará (57,4%), seguido pelo setor de Água e Luz (21,1%). Muitos consumidores estão com dificuldades para pagar as contas básicas.
O Radar do Varejo Cearense é um indicador que acompanha a situação dos consumidores cearenses e do comércio varejista. O objetivo é fornecer informações para auxiliar na tomada de decisões e na elaboração de políticas públicas para o setor.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos

