Connect with us

Iguatu

Iguatuenses dão último adeus a Elmo Moreno

Publicado

on

Faleceu na última quarta-feira, 07, aos 92 anos de idade, João Elmo Moreno Cavalcante. Vítima de uma disfunção renal desde sexta-feira, 02, quando partiu numa Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) área o empresário e ex-político seguia internado com seu quadro clínico exigindo cuidados no Hospital São Mateus, pois também se recuperava de uma fratura do fêmur sofrida meses antes, mas acabou não resistindo.

Elmo deixa quatro filhos, esposa e sete netos. Como legado físico, inúmeros equipamentos de impacto social e econômico. Em vida deixou como marca um perfil de homem prático e de visão que acumulou larga experiência no segmento empresarial. A prova foi a empresa A. Moreno S.A, indústria de fabricação de implementos agrícolas que fundou em 1968, em Iguatu, junto com os irmãos, Raimundo Moreno e José Edesio Moreno.

Recomendação do corpo do ex-prefeito

Início

João Elmo Moreno Cavalcante, 92, nasceu em Iguatu, no distrito de Suassurana. Fez o curso primário na cidade e secundário na capital do Estado, ingressando depois na Faculdade de Ciências Econômicas, tendo abandonado o curso após o 4º ano. Em seguida figurou no quadro de empregados da Companhia Souza Cruz, ingressando depois no setor bancário, no cargo de funcionário do “Bank Of London, & South América Limited”, agência de Fortaleza permanecendo durante o período de 1947 a 1954, época em que foi aprovado em concurso público promovido pelo Banco do Brasil empresa que passou a se vincular até o ano de 1976.
Empresário bem sucedido intelectual dotado de grande visão comercial e administrativa, figurou no rol dos funcionários aposentados do Banco do Brasil tendo exercido na instituição Nacional diversos cargos de confiança, inclusive a gerência nas agências de Icó, Senador Pompeu e Iguatu.

Esposa, filhos e netos nas despedidas finais

Quando Prefeito

Prefeito Municipal eleito pela antiga legenda da ARENA, para o quadriênio 1977 a 1981, teve o seu mandato prorrogado por força da Lei eleitoral em vigor até 1983.Desenvolveu dinâmica e verdadeiramente revolucionária administração em Iguatu, conseguindo através de recursos junto ao governo do estado revestir com asfalto as nossas principais ruas,travessas e praças, mantendo em boas condições o sistema de tráfego das demais vias urbanas, dando também a indispensável assistência ao trânsito das estradas.

Avenida Perimetral construída por Elmo recebeu seu corpo na chegada a Iguatu

Melhoramentos

Foram frutos da sua Progressista administração, as seguintes grandes realizações: o edifício da Prefeitura Municipal de Iguatu, o Terminal Rodoviário Doutor Fernandes Távora, o Estádio “O Morenão”, a sede do Tiro de Guerra (TG) o edifício da Câmara Municipal de Iguatu (CMI) hoje inteiramente desfigurado o Largo da Telha com saneamento e a colocação de luminárias modernas, a conclusão do quartel da Polícia Militar, abertura e melhoramentos de algumas passagens no perímetro urbano, além de diversos outros significativos empreendimentos úteis à população.

Conseguiu, ainda, com o Governo do Estado, melhorar as condições da estrada Iguatu/Acopiara, a construção da primeira pista na Avenida Perimetral, e o asfaltamento da estrada Iguatu Campos Sales, beneficiando os outros municípios da região. Foi um período administrativo altamente positivo para o desenvolvimento do município, servindo ainda hoje como exemplo aos administradores que lhes sucederam.

Terminando o mandato de prefeito Elmo Moreno concorreu e foi eleito Deputado Estadual, último cargo público em sua vida política. Até falecer o ex-prefeito levava a posição em meio ao empresariado da região centro-sul, atuando no seguimento de implementos agrícolas.

Corpo sendo colocado na viatura dos Bombeiros até o cemitério

Despedida

Na quinta-feira, 08, o corpo de Elmo Moreno chegou ao município e saiu em cortejo fúnebre pelas principais ruas da cidade. A avenida Perimetral onde fica situada a Asa Branca Industria de Máquinas e Implementos Agrícolas foi o primeiro pondo de parada, seguindo as imediações do Terminal Rodoviário, Estádio ‘O Morenão’, assistência social e catedral de São José onde o corpo foi velado durante a madrugada.

Pétalas de rosas foram jogadas de helicóptero

O trajeto foi caracterizado por presença de familiares e amigos. Em todos os pontos que carregava sua marca, faixas da cor preta simbolizando o luto, assim como palmas e acenos marcaram a despedida do empresário. O caixão encoberto com a bandeira do Município de Iguatu seguiu em um carro aberto do Corpo de Bombeiros.

Na sexta-feira, 09, o sepultamento no Cemitério Senhora Santana atraiu grande público, que aproveitaram o feriado decretado pelo gestor municipal para dar o seu último adeus. A despedida passou pela Deocleciano bezerra onde fica situada sua empresa e o Banco do Brasil, no Largo da Telha. Um Helicóptero sobrevoou o início e fim do cortejo despejando pétalas de rosas.

Diná, namorada de Antonio Nelson, filho de Elmo

Depoimentos

Registramos com muito pesar o falecimento. Nos solidarizarmos com familiares neste momento de angústia e dor. O senhor João Elmo Moreno Cavalcante deixa um legado de serviços prestados ao município, ao seu povo e por isso deve ser lembrado sempre. Que Deus na sua infinita bondade reserve um bom lugar para o nosso amigo Elmo Moreno.- Prefeito de Iguatu Ednaldo Lavor (PDT)

Prefeito fala na missa sobre a importância de Elmo para Iguatu

Perdemos nosso grande líder. Só temos a dizer o nosso muito obrigado pelo amor e dedicação à nossa terra, o povo Iguatuense terá uma gratidão eterna ao Sr. ELMO.Iguatu perde um filho ilustre, empresário, Prefeito, Deputado e cidadão honrado, que dedicou sua vida a fazer o bem a nossa cidade. Tive a oportunidade de dizer a ele que seriamos entrementes felizes se fizéssemos metade do que ele fez em quanto prefeito. É um exemplo – Vice prefeito Marcos Sobreira (PDT)

João Elmo, teve papel fundamental na idealização do sonho de se construir uma cidade forte e consolidada em todas as áreas. Diante desse acontecimento o poder legislativo também se reveste de luto pelo homem de pensamento empreendedor e ações inovadoras, que foi figura ímpar no desenvolvimento de nossa cidade em uma época que empreender era ainda um sonho de gestores. – Presidente da Câmara de Iguatu Mário Rodrigues (PDT)

Deputada estadual Mirian Sobreira despedindo-se do amigo, ex-deputado e ex-prefeito

Com profundo pesar lamentamos o falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito, João Elmo. Nascido e criado no povoado de Suassurana, aos quinze anos foi para Fortaleza trabalhar e estudar. João Elmo foi um grande homem de visão política e empresarial com larga experiência no segmento agropecuário. Deixa seu legado e contribuição ao município de Iguatu e ao Estado do Ceará. Perda irreparável e insubstituível para os seus colegas, amigos e familiares. Neste momento de tristeza, nos unimos em oração à sua família e expressamos nossas sinceras condolências. – Deputada Estadual Mirian Sobreira (PSB)

É com profundo pesar que recebemos mais essa triste notícia. Que Deus conforte os seus familiares e amigos. Manifesto o meu mais profundo sentimento pelo falecimento desse líder que deixa ao município de Iguatu um legado de trabalho, através dos serviços prestados à população desta cidade – Deputado Estadual Agenor Neto (PMDB)

Chegada do corpo ao cemitério

Elmo muito contribuiu pelo desenvolvimento de nossa terra. Na época que prefeito foi teve importantes conquistas para cidade, em todas as esferas e pastas de um poder executivo. Elmo representa uma das administrações que ainda hoje servem de exemplo aos gestores atuais. Presto toda minha solidariedade à família Moreno. – Secretário Executivo de Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara (PSD).

Tive muita afinidade com seu Elmo, desde da época que era um jovem estudante, e ele do banco do Brasil. Começamos uma vida política juntos. Sem dúvidas foi o melhor prefeito da nossa época. Iguatu deve muito a esse homem e hoje tá de luto com a perca dessa importante ícone pra nossa cidade.Marconi Matos primeiro prefeito de Quixelô

Filha emocionada fala durante a missa

Eu estou feliz com a homenagem, isso me conforta saber que ele era muito querido. Vi muita gente aplaudindo. Um homem que queria o bem de todos, tanto que suas últimas palavras era um pedido a São Pedro por chuva. Como pai e marido não tinha falhas. Como político se orgulhava de ter trazido o primeiro núcleo universitário com a FECLI. Se pudesse agradeceria cada pessoa, cada gesto de carinho dado a nossa família com um abraço. – Lola Moreno esposa de Elmo Moreno

É com um pesar enorme. O eterno companheiro, Seu Elmo, foi um dos rotarianos que teve um grande significado dentro da instituição. Sempre um parceiro de todas as horas, fazendo a diferencia na vida das pessoas e da sociedade iguatuense. Temos um afeto e uma gratidão enorme, pelo crescimento que deu ao club. Mesmo se afastando dos quadros do Rotary por questão da idade, nunca deixou de contribuir para o sucessos das feiras agropecuárias da ExpoIguatu desenvolvendo o comércio local. – Vinicius Assunção Presidente do Rotary Club de Iguatu (2017/2018)

Missa celebrada por Padre Roberto e clero da Diocese

Existem pessoas passam pela história e os que fazem parte e acionam a história, Seu Elmo foi esse último. Grande político que dedicou sua vida a uma cidade seja como servidor de instituição financeira ou na vida pública. Passou nessa vida sem que seu nome mergulhasse em qualquer atividade ilícita. Iguatu hoje reverencia a esse homem, que não há uma pessoa que relate uma mágoa, dele. Ele sem dúvida conduziu uma cidade da maneira mais elegante. – Hildernando Bezerra, médico e ex-prefeito de Iguatu.

Dr. Hildernando, ex-prefeito,médico e amigo falando durante a missa

É com o coração bem triste, que lamento essa perca. Ele sem dúvida um dos valores importantes da história social, política, econômica e financeira do nosso município. Elmo acima de tudo era um colega de trabalho que fundou o sindicato dos bancários e a AABB, tenho na pessoa dele a saudade de um amigo sincero e um colega dinâmico. – Wilson Lima Verde, Historiador.

By Thiedo Henrique

Fotos: Jan Messias

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Mundo2 dias atrás

Encontrado sarcófago de 3.500 anos atrás com imagens semelhantes a Marge Simpson

Brasil2 dias atrás

Anatel publica medidas para coibir a venda online de celulares sem certificação

Ceará2 dias atrás

Docentes das universidades federais do Ceará decidiram encerrar coletivamente a greve

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 21/06/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 21/06/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 21/06/2024

Ceará3 dias atrás

UFC receberá um investimento de R$ 120 milhões para obras do novo Hospital Universitário e novo Campus Iracema

Noticias3 dias atrás

Sete pessoas foram mortas a tiros em uma chacina, no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Faixa de renda entre um e dois salários mínimos aumentou para 35,1%, no Brasil

Esportes5 dias atrás

Wesley Safadão assinou contrato para atuar como jogador profissional

Noticias5 dias atrás

Quatro cidades do Ceará estão entre as 50 mais violentas do Brasil

Ceará6 dias atrás

Maior espécie de garça do Brasil foi resgatada no Ceará

Noticias6 dias atrás

Registros de chuvas no estado do Ceará já ultrapassaram as precipitações durante todo o ano de 2023

Ceará6 dias atrás

PRF no Ceará recuperou 70 veículos clonados, em 2024

Ceará7 dias atrás

Habitação e veículo próprio são prioridades de consumo para os cearenses

Noticias7 dias atrás

Pesquisadores da Finlândia acreditam ter identificado a região cerebral associada à gagueira

Ceará7 dias atrás

Cidades cearenses experimentaram temperaturas mínimas inferiores a 20ºC

Noticias2 semanas atrás

Cantor Nahim morre, aos 71 anos, após um acidente onde caiu de uma escada

Noticias2 semanas atrás

Animais feridos durante as enchentes no RS serão tratados com pele de tilápia

Brasil2 semanas atrás

Bloqueio atmosférico poderá resultar em níveis de umidade do ar abaixo do ideal

Iguatu2 semanas atrás

CONTAS REPROVADAS: Tribunal Recusa Pedido de Tutela Provisória de Urgência de Ednaldo de Lavor Couras contra Estado do Ceará

Noticias2 semanas atrás

Câmara dos Deputados finalizou a votação do imposto conhecido como “taxa das blusinhas”

Concursos2 semanas atrás

Prazo de inscrição do concurso para policial penal é prorrogado

Noticias2 semanas atrás

Ceará tem 6.940.465 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2024

Noticias2 semanas atrás

Divulgada nova pesquisa sobre sinal de rádio a 3,5 bilhões de anos-luz

Esportes2 semanas atrás

Fortaleza é tricampeão da Copa do Nordeste

Noticias2 semanas atrás

Artista circense e cadeirante acrobata completa mais de 40 anos de trajetória artistica com novo espetáculo

Ceará3 semanas atrás

4 apostas feitas no Ceará tiveram sorte e ganharam prêmios de até R$ 102 mil na Quina

Noticias3 semanas atrás

Período chuvoso no Ceará, encerrou este ano com acumulado de 764,8 milímetros de chuva

Noticias3 semanas atrás

Venda de veículos 0km teve um crescimento expressivo de 96,42%, no Ceará

Mundo2 dias atrás

Encontrado sarcófago de 3.500 anos atrás com imagens semelhantes a Marge Simpson

Brasil2 dias atrás

Anatel publica medidas para coibir a venda online de celulares sem certificação

Ceará2 dias atrás

Docentes das universidades federais do Ceará decidiram encerrar coletivamente a greve

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 21/06/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 21/06/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 21/06/2024

Ceará3 dias atrás

UFC receberá um investimento de R$ 120 milhões para obras do novo Hospital Universitário e novo Campus Iracema

Noticias3 dias atrás

Sete pessoas foram mortas a tiros em uma chacina, no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Faixa de renda entre um e dois salários mínimos aumentou para 35,1%, no Brasil

Esportes5 dias atrás

Wesley Safadão assinou contrato para atuar como jogador profissional

Noticias5 dias atrás

Quatro cidades do Ceará estão entre as 50 mais violentas do Brasil

Ceará6 dias atrás

Maior espécie de garça do Brasil foi resgatada no Ceará

Noticias6 dias atrás

Registros de chuvas no estado do Ceará já ultrapassaram as precipitações durante todo o ano de 2023

Ceará6 dias atrás

PRF no Ceará recuperou 70 veículos clonados, em 2024

Ceará7 dias atrás

Habitação e veículo próprio são prioridades de consumo para os cearenses

Noticias7 dias atrás

Pesquisadores da Finlândia acreditam ter identificado a região cerebral associada à gagueira

Ceará7 dias atrás

Cidades cearenses experimentaram temperaturas mínimas inferiores a 20ºC

Noticias2 semanas atrás

Cantor Nahim morre, aos 71 anos, após um acidente onde caiu de uma escada

Noticias2 semanas atrás

Animais feridos durante as enchentes no RS serão tratados com pele de tilápia

Brasil2 semanas atrás

Bloqueio atmosférico poderá resultar em níveis de umidade do ar abaixo do ideal

Iguatu2 semanas atrás

CONTAS REPROVADAS: Tribunal Recusa Pedido de Tutela Provisória de Urgência de Ednaldo de Lavor Couras contra Estado do Ceará

Noticias2 semanas atrás

Câmara dos Deputados finalizou a votação do imposto conhecido como “taxa das blusinhas”

Concursos2 semanas atrás

Prazo de inscrição do concurso para policial penal é prorrogado

Noticias2 semanas atrás

Ceará tem 6.940.465 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2024

Noticias2 semanas atrás

Divulgada nova pesquisa sobre sinal de rádio a 3,5 bilhões de anos-luz

Esportes2 semanas atrás

Fortaleza é tricampeão da Copa do Nordeste

Noticias2 semanas atrás

Artista circense e cadeirante acrobata completa mais de 40 anos de trajetória artistica com novo espetáculo

Ceará3 semanas atrás

4 apostas feitas no Ceará tiveram sorte e ganharam prêmios de até R$ 102 mil na Quina

Noticias3 semanas atrás

Período chuvoso no Ceará, encerrou este ano com acumulado de 764,8 milímetros de chuva

Noticias3 semanas atrás

Venda de veículos 0km teve um crescimento expressivo de 96,42%, no Ceará

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 21/06/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 21/06/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 21/06/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/06/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/06/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/06/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 31/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 31/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 31/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 29/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 29/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 28/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 27/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 27/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 24/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 24/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 23/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 21/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 21/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 20/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 20/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 16/05/2024

EM ALTA