Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Brasil

Iguatuense retorna da Coreia do Sul cheio de histórias na bagagem

Publicado

on


{gspeech}Por volta de 21h da terça-feira, 18, os passageiros de uma empresa de ônibus foram surpreendidos ao chegar ao Terminal Rodoviário Senador Fernandes Távora.
Ao se aproximar do desembarque, o veículo que vinha da capital cearense foi recebido com fogos de artifício. Era uma festa para um dos passageiros: o iguatuense Elton Brasil, que chegava à sua cidade depois de um ano e dois meses morando em Seul, na Coreia do Sul.

Experiência
Em meados de outubro de 2013, o Ciência sem Fronteiras, programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, divulgou oportunidades para estudantes brasileiros fazerem intercâmbio em 14 países. Dentre as opções, que incluíam Estados Unidos, Espanha, França, China e Japão, o acadêmico de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) escolheu a Coreia do Sul. “Para a minha área acadêmica, dentro das pesquisas que eu fiz, achei melhor escolher a Coreia do Sul, onde eu teria de estar nas maiorias companhias de eletrônicos do mundo”, explica.

Depois de resolver as questões burocráticas, Elton Brasil – ou simplesmente Brasil – foi aprovado e seguiu para a Yonsei University, considerada a segunda melhor universidade do território coreano.

Evento de alta cúpula do Brasil na Coreia (Reprodução Facebook)

Evento de alta cúpula do Brasil na Coreia (Reprodução Facebook)

Ganhos de vida
Antes de ter as aulas específicas do seu curso de engenharia, o iguatuense teve dois meses de aprimoramento da língua inglesa, com aulas ministradas por professores americanos. “Isso foi crucial para o meu desenvolvimento intelectual! Com o domínio do Inglês, muitas portas são abertas, você consegue ter uma rede de contatos imensa”. Em seguida, começaram suas aulas dentro do campo de engenharia elétrica e eletrônica da universidade, onde manteve contato com profissionais conceituados, engenheiros das gigantes Samsung e LG.

Winter Internship CsF Posco Corporation (Reprodução Facebook)

Winter Internship CsF Posco Corporation (Reprodução Facebook)

Pouco tempo depois, Brasil teve a oportunidade de estagiar na Companhia de Aço e Ferro Pohang (POSCO), que atualmente é detentora de 20% de investimentos na Companhia Siderúrgica do Pecém, em Fortaleza. No estágio, o jovem conheceu o estilo de trabalho dos coreanos, o chamado “hard work” (trabalho duro). “São 10 a 11 horas de trabalho por dia, de segunda a sexta, e até mesmo aos sábados, com apenas uma semana de férias por ano”, relata.

The Samsung Library (Reprodução Facebook)

The Samsung Library (Reprodução Facebook)

No segundo semestre de aulas na Yonsei, Elton teve contato com a tecnologia 5G, prevista para ser lançada entre 2018 e 2022, mas já desenvolvida por lá. No Brasil, temos 3G e em alguns pontos conseguimos utilizar 4G, mas os sul coreanos querem ser pioneiros em 5G. A partir desse contato, o jovem teve a escrita de três artigos científicos publicados no Congresso Mundial de Engenharia e Ciências da Computação, na Califórnia.

Depois de concluir o segundo semestre, um novo estágio foi iniciado, desta vez na Hyundai, uma das grandes montadoras de carros do mundo, líder no Brasil. Nesta etapa, dedicou-se ao estudo e desenvolvimento de tecnologias para o interior dos veículos, como segurança eletrônica, áudio e vídeo, e também GPS. Sua abordagem se voltou a desenvolver novas técnicas para o conhecido airbag.

Além de todo conhecimento adquirido, o estudante se diz enriquecido também pelo contato com uma cultura milenar, totalmente diferente e oposta à brasileira. O contato com profissionais de diferentes áreas é outro ganho destacado.

Mochileiro
Durante o rigoroso inverno sul coreano, com termômetros registrando 15° negativos, o estudante deu lugar ao mochileiro. “Resolvi conhecer um pouco do sudeste asiático, em particular Tailândia, Camboja, Laos e Vietnã”. Ele justifica a escolha dos quatro países: entender as histórias que ele lia nos livros. Ele queria ver de perto o que os rankings chamam de o povo mais feliz do mundo. E de fato foi esta a impresso que ele teve dos vietnamitas: “É uma receptividade, uma hospitalidade imensa do povo!”.

Aventura no Vietnã (Reprodução Facebook)

Aventura no Vietnã (Reprodução Facebook)

Seguindo viagem, estudou sobre guerras civis no Camboja e viu de perto o comunismo e a simpatia do Laos. Na Tailândia, conheceu o budismo, visitou belas praias e se chocou com a exploração sexual.

Sabores e surpresas
Sobre a culinária, muito se especulava entre os amigos de Elton. Mas no final, nada o surpreendeu tão negativamente. A não ser a pimenta. “Muito, muito forte”, comenta. Ele menciona particularidades de sabores, com opções entre comida japonesa ou chinesa, que seriam mais aprazíveis para alguns.

Além dos sabores, o que surpreendeu positivamente o jovem foi a educação do povo coreano. “O brasileiro se preocupa com o próximo. A Coreia tem uma sociedade verticalizada”. Ele disse que é comum ver um idoso em pé no transporte público, sem que ninguém lhe ofereça assento, mas ainda assim os coreanos são considerados bastante civilizados.

Amizade sem fronteiras
“O que mais me marcou em toda a experiência foi a amizade”, dispara. Hoje o acadêmico mantém amigos no Iraque, no Turcomenistão, Finlândia, Estados Unidos e Alemanha, além dos latinos, com quem aprendeu espanhol de maneira natural. Para ele, conhecer o que os outros sabem, foi um marco. “Conhecer o que eles podem oferecer para o meu crescimento humano, social e profissional”.

Família online
A saudade de casa e a distância da família foram dribladas facilmente. “Eu procurava sempre estar com aqueles que me entediam, os brasileiros”. Nos primeiros meses, Elton buscava sempre locais que lembrassem o seu país. O que não foi difícil, porque os coreanos são apaixonados pela cultura brasileira. “Eles são apaixonados pelo samba, capoeira, futebol”, observa o “sambista”, que participou inclusive de apresentações de dança para a comunidade internacional em Seul. “Com isso, eu consegui aproximar os 20.000 km de distância da Coreia do Sul pro Brasil”.

Na chegada a Iguatu, o reencontro com a família (Iury Sarmento)

Na chegada a Iguatu, o reencontro com a família (Iury Sarmento)

Enquanto o filho passava todo esse tempo estudando, conhecendo e desbravando a Coreia do Sul, sua mãe Josélia seguia com a batalha diária, aqui em Iguatu. “Muita saudade, mas sempre mantinha contato com ele, todos os dias”, declara aquela que se tornou usuária de Facebook e Skype para falar com o filho. O contato era mantido virtualmente também com a irmã, Ellen. “A nossa amizade aumentou, por causa da distância”, diz a jovem. Elton Brasil fez 25 anos no último domingo.

E agora, Brasil?
Mesmo com a greve dos professores da UFCG, Elton programa o término de seu curso para o final de 2016. Seu trabalho de conclusão será apresentado na França, onde deve ficar por 4 meses. Despois da graduação, seus planos são seguir no campo das pesquisas, nos Estados Unidos. Além de matar a saudade de casa, colocar os assuntos em dia com a família, amigos e família maçônica, Brasil deve visitar IFCE’s da região e de outros estados, compartilhando ideias e conhecimentos sobre o Ciência sem Fronteiras.{/gspeech}

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu4 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias5 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias5 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos5 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia5 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias5 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo5 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu6 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil7 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.