Iguatu
Iguatu: Criação da Fatec gera expectativas
[caption id="attachment_2083" align="alignleft" width="960"]
Foto: Divulgação Facebook[/caption]Estudantes e professores da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), unidade descentralizada de ensino da Universidade Estadual do Ceará (Uece), estão mobilizados com o objetivo de discutir o projeto do governo do Estado de transferência da unidade para o campus da Faculdade de Tecnologia (Fatec), do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), que está em construção.

Foto: Divulgação Facebook
O temor da maioria dos estudantes e dos docentes é que a Facedi passe por um processo de perda de autonomia administrativa e pedagógica a partir de seu funcionamento em um campus da Fatec. “Não sabemos realmente o que está por trás desse projeto, pois não se conhece o modelo de gestão”, disse o professor do curso de Educação da Uece, Célio Coutinho. “Há um temor de descaracterização ou mesmo extinção das unidades da Uece no Interior”.
Ontem, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, participou em Itapipoca do Fórum Municipal de Ensino Superior, que teve por objetivo levantar carências e definir cursos a serem implantados e a melhor maneira de investir na região.
Alunos e professores aproveitaram a oportunidade de debater a questão do uso de espaço comum no campus multi-institucional entre a Fatec e a Facedi. Recentemente, estudantes e professores discutiram em assembleia geral o projeto de mudança da Facedi para o campus da Fatec. Esse foi o segundo debate ocorrido neste ano.
“É uma proposta que está em andamento desde 2010, mas não sabemos o que tem por trás, como será o modelo de gestão”, observou o professor do curso de Pedagogia, da Facedi, Valricélio Linhares.
O professor do curso de Educação da Uece, Célio Coutinho, disse que, no encontro, ficou decidido que a discussão acerca do projeto do campus multiuso precisa ocorrer com a participação da comunidade acadêmica, de forma transparente e ampla.
“Decidimos também solicitar ao governo a doação do imóvel da Fatec para a Facedi e vamos trabalhar por mais investimentos para ampliar a unidade em Itapipoca”, disse.
O aluno do curso de Pedagogia da Facedi, Tiago Ferreira Carneiro, criticou a forma como o projeto é discutido na instituição sem ampla participação dos estudantes. “Os alunos não participaram e o que está em andamento é uma espécie de privatização do campus da Uece para uma instituição do terceiro setor”, disse. “Nós não concordamos com essa proposta”, adiantou.
Os alunos e docentes da Facedi querem a realização de uma audiência mais ampla com representantes da Uece e do Instituto Centec para esclarecer sobre o contrato de gestão. “São duas instituições de natureza diferentes, uma é técnica e a outra é voltada para oferta de cursos de licenciatura, formação de professores”, explicou Linhares. “Inicialmente, a proposta é até sedutora, mudança para um prédio novo, mas no futuro pode significar o fim da unidade da Uece”.
O reitor da Uece, Jackson Sampaio, esclareceu que não há risco de extinção da Facedi. “O campus multiuso vai racionalizar o espaço, pois não há necessidade de duas bibliotecas, dois auditórios”, explicou. “A Facedi é da Uece e vai permanecer assim”, garantiu.
O reitor da Uece considerou a possibilidade da Fatec não ser implantada pelo governo do Estado. “Essa decisão não foi tomada, mas o governador já disse que pretende federalizar a Fatec e, se isso ocorrer, teremos parceria com uma instituição pública federal”, explicou. “Caso a Fatec não seja implantada ou federalizada, o novo campus será usado apenas pela Uece”.
Na cidade de Iguatu há projeto semelhante, pois está em construção um campus multiuso para abrigar cursos da Fatec, do campus da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), unidade descentralizada da Uece.
Por enquanto, o temor de que a Fatec termine por absorver de forma administrativa e institucional as unidades da Uece e da Urca não está em debate.
Em Iguatu, o clima é de busca de parceria e de entendimento entre as três instituições.
Mais informações
Faculdade de Educação de Itapipoca
Telefone: (88) 3673.7051
Instituto Centec
Telefone: (85) 3066. 7000
Fonte: Diario do Nordeste
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu7 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Mundo7 dias atrásSenado dos Estados Unidos barra proposta para restringir poderes de Donald Trump na guerra contra o Irã
-
Noticias1 semana atrásEstudo alerta para risco de desaparecimento de espécie exclusiva do Cariri cearense

