Ceará
Icó festa do Senhor do Bonfim reúne milhares de fiéis no início do ano
(*) Por Jan Messias
Icó festa do Senhor do Bonfim reúne milhares de fiéis no início do ano. O dia primeiro de janeiro na cidade de Icó é marcado pela tradicional festa de senhor do Bonfim.
A tradição que remonta os tempos do Brasil colonial continua viva e mantida pela população de Icó que anualmente prepara a bela festa.
A programação inicia com a missa campal celebrada este ano pelo bispo diocesano, Dom Geraldo Freire Soares. Após a celebração religiosa a população seguiu para a também tradicional procissão pelas ruas da cidade passando pela rua principal enfeitada com os tapetes coloridos celebrando o senhor do Bonfim. Milhares de devotos reuniram-se na cidade vindos da zona rural e também das cidades vizinhas.
Os fiéis aproveitam o momento para agradecer o ano que passou e também pedir bençãos ao senhor do Bonfim para o ano que se inicia. O encerramento da procissão é realizado com a queima de bombas uma tradição que remonta os tempos do Brasil colonial e que surgiu a partir de uma inusitada briga entre vizinhos poderosos da cidade.
Conta a história que dona Maria da Glória teve um desentendimento com então Barão do Crato. O barão incomodado com a movimentação de animais apeados na sombra dos tamarineiros em frente à casa de dona Maria da Glória teria ameaçado cortar os tamarineiros dona Maria da Glória tentando evitar a derrubada das suas árvores comprou um partido de pólvora em Recife e ameaçou derrubar os sobrado do barão caso suas árvores fossem derrubadas. Diante disso, o barão mudou de ideia e dona Maria da Glória ofereceu a pólvora para que fosse celebrada a festa de senhor do Bonfim. Desde então, fiéis costumam fazer doações para que a celebração seja realizada no mesmo modelo.
Durante a queima das bombas os fiéis mais aguerridos se aproximam e levantam seus braços muitos deles sem camisa. A imagem é uma demonstração de fé e coragem o momento lembra uma grande catarse uma espécie de histeria coletiva quando os fiéis tomados pela fé e pelo barulho das bombas cheiro de pólvora e fumaça percorrem o caminho entre as tradicionais igrejas celebrando sua fé. A celebração do ano de 2023 reuniu milhares de fiéis vindos de Iguatu cidades vizinhas como Jaguaribe e Palmeirim e outras.
- Foto: Jan Messias
- Foto: Jan Messias
- Foto: Jan Messias
- Foto: Jan Messias
- Foto: Jan Messias
- Foto: Jan Messias
-
Iguatu1 semana atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Mundo1 semana atrásSenado dos Estados Unidos barra proposta para restringir poderes de Donald Trump na guerra contra o Irã
-
Noticias2 semanas atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásEstudo alerta para risco de desaparecimento de espécie exclusiva do Cariri cearense
-
Ceará2 semanas atrásCeará registrou chuvas em mais de 110 municípios no intervalo de 24 horas
-
Noticias1 semana atrásBolão registrado em Eusébio leva prêmio de R$ 158 milhões na Mega-Sena
-
Noticias1 semana atrásCeará ocupa a 3ª posição no Nordeste em número de cidades com shopping centers
-
Americando1 semana atrásAMERICANDO: Carência existencial







