Saúde

IBGE vai avaliar assistência à saúde e traçar perfil de doenças no país

[caption id="attachment_5417" align="alignleft" width="600"](Foto:Reprodução)[/caption]Começou ontem a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde.

Published

on

(Foto:Reprodução)

Começou ontem a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde.

Além de aplicar questionários em âmbito nacional, será feita a coleta de urina, sangue e dados como altura, peso e pressão. O objetivo é avaliar a qualidade da assistência à saúde, traçar um perfil das doenças no Brasil e disponibilizar o material do estudo para subsidiar políticas públicas de saúde.

A pesquisa será feita em 80 mil domicílios, em 1,6 mil municípios. Um quarto dessa amostra — cerca de 20 mil pessoas — terá os dados coletados, mas a identidade dos indivíduos será preservada. “O estudo ajudará a descobrir qual é a ocorrência nacional de doenças e onde elas prevalecem”, explica a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Célia Landmann, que faz parte da coordenação científica do levantamento.

No Distrito Federal, segundo a coordenadora da pesquisa do IBGE na capital, Michella Paula Reis, serão visitados 2.340 domicílios. Os moradores responderão ao questionário e 25% das residências (585) terão um indivíduo acima de 18 anos selecionado para fazer a coleta de materiais — o procedimento será o mesmo no restante do país. Michela acredita que as pessoas devem concordar em fazer os exames. “Um teste-piloto que fizemos em 500 domicílios no Brasil teve boa aceitação.” 

 

Fonte: Correio Braziliense

EM ALTA

Sair da versão mobile