Iguatu
Humberto Teixeira é nomeado Patrono da Música Popular Cearense
Um dos grandes parceiros de Luiz Gonzaga e figura incontornável da cultura brasileira, Humberto Teixeira foi nomeado Patrono da Música Popular Cearense. Essa homenagem foi concedida pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Lei nº 18.755, sancionada no último dia 2 de maio.
A autoria da norma é do deputado estadual Oscar Rodrigues (União Brasil), com coautoria do também deputado Guilherme Sampaio (PT). Os dois idealizaram um projeto de lei que, após aprovação na Assembleia Legislativa, foi sancionado pelo Governo e já publicado no Diário Oficial.
Nascido em 1915 na cidade de Iguatu, interior cearense, Humberto deu uma grande contribuição para o sucesso do Baião. Ele foi um dos responsáveis por inserir o ritmo nordestino no cenário nacional.
Aos 15 anos, o artista deixou a cidade natal e foi morar no Rio de Janeiro. Essa mudança proporcionou uma maior formação cultural, ligada ao ambiente urbano. Além disso, Humberto formou-se em Direito, mas sua grande paixão era a música – algo que ele compartilhava com seu cunhado Lauro Maia, que o indicou a Luiz Gonzaga.
O encontro marcante entre essas duas lendas ocorreu em agosto de 1945, no escritório de advocacia de Humberto, localizado no centro do Rio de Janeiro. Luiz Gonzaga apresentou uma ideia a Humberto Teixeira, demonstrando o interesse de representar a música da própria terra nos grandes centros do país.
Naquele dia, conforme informações do Memorial Luiz Gonzaga, a dupla de compositores já começou a dar vida a “Asa Branca”, apresentada por Gonzaga, e “No Meu Pé de Serra”, que também faz parte do repertório musical do pernambucano.
Ouça nosso Podcast!
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

