Conecte-se conosco

Saúde

HPV: Câncer do colo do útero pode deixar sequelas irreversíveis, diz oncologista

Publicado

on

“A parte mais difícil foi a cirurgia. Não foi doloroso nem demorou muito tempo, mas o problema é que você não sabe se foi retirado tudo ou se vai precisar de outra cirurgia.”

Menos de um mês após uma cirurgia para retirada de um câncer do colo do útero, Maria de Fátima Moreira dos Santos de 53 anos, que mora no interior de São Paulo, lembra de como enfrentou a doença desde quando a descobriu, dias antes da cirurgia. A operação feita em caráter de urgência retirou um tumor maligno, mas doença deixou sequelas irreversíveis na vida da dona de casa.

“Bom, eles falam que no caso pode voltar, mas que já está tudo limpo, não tenho mais nada que eu posso viver uma vida tranquila. Você fica pensando, ai se volta então você não tem sossego, sua cabeça fica com esse pensamento. Também no meu caso quando descobri eu comecei a entrar em depressão tudo. Não pode ficar pensando porque senão a depressão vem”.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, no período quase 20 anos, de 1994 até 2013, morreram mais de 85 mil mulheres vítimas do câncer do colo do útero. É como se em 20 anos no Brasil, o equivalente a um Maracanã superlotado de mulheres morressem vítimas da doença. O cirurgião Oncológico do Instituto Nacional de Câncer, Gustavo Iglesias, explica como o tratamento do câncer do colo do útero é sensível e complicado. Para o especialista, mesmo com a cirurgia, a mulher que sofre um câncer do colo do útero corre riscos de ter sequelas sérias para o resto da vida.

“Quando o câncer do colo do útero se encontra restrito ao colo do útero, um tumor de um tamanho não muito grande, a preferência de tratamento em geral é pelo tratamento cirúrgico, que consiste na retirada do útero, mas é uma cirurgia diferente da retirada do útero que se faz com a doença benigna por mioma, ou para algo semelhante. A gente chama de histerectomia radical. É uma cirurgia de grande porte e que envolve a manipulação de estruturas em volta que pode levar um grande prejuízo para qualidade de vida. Por exemplo; envolve a manipulação do ureter, que é o canal que vai do rim pra bexiga, envolve a manipulação do nervo que controla a função da bexiga, então com frequência as mulheres que fazem a cirurgia para o câncer do colo do útero, mesmo em estágios relativamente iniciais podem experimentar sequelas, efeitos colaterais relacionados ao aparelho urinário até para vida toda em uns casos”.

A farmacêutica brasiliense de 28 anos, Gabriela, que pediu para ter o sobrenome preservado, descobriu o vírus através desse exame do Papanicolau e acredita que, em alguns casos, como o dela, a paciente não tem nenhum sinal de que há algo errado no corpo.

“Eu não tive nenhum sintoma quando eu descobri que estava com HPV. Eu não tive problema nenhum. E eu fui fazer um exame de rotina, a médica foi fazer a coleta e achou resquícios e ela quis fazer um exame mais detalhado e foi ai que ela descobriu. Então assim nem no exame preventivo de rotina se eu não tivesse uma assistência boa, não teria sido descoberto. Então eu acho que é falta mesmo, de primeiro que a doença é assintomática, pelo menos em mim foi assintomática e segundo que falta uma pouco essa consciência de fazer sempre o tratamento de prevenção e acho que quando descobre já está muito mais avançado.”

Para ter uma noção do risco da doença, o médico Gustavo Iglesias explica a relação do vírus HPV com o câncer do colo do útero.

“Vou colocar de uma maneira simples, porque eu acho que todo mundo conhece a relação do cigarro com o câncer de pulmão, todo mundo sabe que quem fuma pode ter câncer de pulmão. A relação da infecção pelo HPV com o câncer de colo uterino é ainda mais forte do ponto de vista estatístico. Se nós pudéssemos, teoricamente, extinguir de forma total e completa a infecção pelo HPV, nós provavelmente extinguiríamos também a incidência do câncer de colo do útero. Se tornaria uma doença raríssima absolutamente excepcional.”

Ainda de acordo com o especialista em câncer Gustavo Iglesias, a vacina contra o Papiloma Vírus é a oportunidade que as meninas têm de se tornarem livres do câncer de colo uterino no futuro.

“Hoje nós temos a vacina que é um avanço assim absolutamente fantástico, a gente que trabalha com outros cânceres, além de câncer de colo uterino, gostaria de um dia ter uma vacina que oferecesse de uma maneira tão simples, de prevenir um câncer, quanto a vacina do HPV oferece para o câncer do colo uterino. É uma arma assim fantástica.”

A vacina é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias6 horas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias6 horas atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias6 horas atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos10 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu1 dia atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias1 dia atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias1 dia atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias1 dia atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu2 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu2 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias2 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias2 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias3 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias3 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias3 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias6 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu6 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu6 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias6 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.