Connect with us
DINHEIRO
NA MÃO

Ceará

Hospital no Ceará inaugura jardim sensorial para amenizar impactos físicos e emocionais em pacientes

Publicado

on

Sair do leito, respirar ao ar livre e se reconectar com diferentes sensações por meio da natureza é a proposta do jardim sensorial inaugurado em dezembro de 2025 no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. O espaço terapêutico foi criado para amenizar os impactos físicos e emocionais em pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) ou passaram por procedimentos de neurocirurgia, oferecendo um ambiente de estímulos que vai além do quarto hospitalar.

O local reúne ervas aromáticas, pedras de rio, areia de praia, sinos dos ventos e outros elementos que favorecem o bem-estar. Segundo a coordenadora de Enfermagem do serviço de Neurocirurgia e AVC do HRN, Giovanna Randal, o ambiente proporciona um “acalento psíquico e emocional”, ao permitir que o paciente deixe, ainda que por um momento, o espaço hospitalocêntrico e vivencie a área externa com estímulos sensoriais variados.

Entre as experiências oferecidas estão os estímulos táteis, como tocar em plantas e caminhar por trilhas com diferentes materiais, sentindo texturas como o aveludado da malva e os grãos de areia entre os dedos. O jardim também desperta outros sentidos com plantas aromáticas, como erva-doce e hortelã, além de cores e música, contribuindo para a neuroplasticidade — a capacidade do cérebro de criar novas conexões e se reorganizar após perdas ou reduções de habilidades.

Idealizado inicialmente para pacientes da Neurologia, o jardim sensorial passou a ser utilizado por pessoas internadas em outras áreas do hospital, como obstetrícia, pediatria, UTIs e emergência, desde que tenham condições de deslocamento. O espaço também tem sido aproveitado pelos profissionais de saúde, que encontram ali um momento de pausa, respiração e meditação durante longos e intensos plantões.

EM ALTA

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App